Senador Lobão Filho faz campanha em Apicum-Açu

O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, garantiu na manhã dessa quinta-feira (06), em Apicum-Açu, que o Maranhão vai ser dotado de toda infraestrutura e logísticas necessárias para torná-lo um grande celeiro produtivo e de oportunidades. Todas as ações que serão implementadas estão previstas no Programa de Aceleração do Maranhão (PAM), carro chefe de seu plano de governo.

“Eu garanto que no primeiro semestre do meu governo vou construir a ponte sobre o rio Pericumã, beneficiando e concretizando um sonho antigo dos moradores dessa região e interligando os municípios de Apicum, Serrano, Central do Maranhão, Mirinzal, Porto Rico, Guimarães, Bacuri e outros à Região Central do Maranhão”, comprometeu-se o candidato, ao enumerar obras e ações que irão impulsionar o crescimento econômico e social da região.
O candidato peemedebista disse ainda que, no setor produtivo, vai implantar ações para o fortalecimento do setor da pesca, uma das principais atividades da região, com a instalação de câmaras frigoríficas, produção de alevinos, qualificação e treinamento de todos os profissionais, principalmente os pescadores, para aumentar suas rendas, elevar a qualidade de vida e impulsionar a economia maranhense.
O deputado Gastão Vieira (PMDB), candidato ao Senado Federal, destacou que tem orgulho de ter feito parte do Governo Edison Lobão, pai do senador Lobão Filho. “Fui secretário de Planejamento e viabilizamos e realização de inúmeras obras em todo o estado, como a construção da estrada Pinheiro a Cururupu, escolas em Guimarães e estamos agora viabilizando a instalação de IFMAs em Mirinzal e Cururupu”, enumerou.
Vieira disse ainda que esse é um grupo que tem trabalho no Maranhão, diferentemente da oposição que “apenas ataca por não ter o que mostrar”, afirmou. “Eles já tiveram a oportunidade de trabalhar pelo nosso estado e nada fizeram. O outro candidato foi presidente da Embratur e aqui nós estamos, ele nunca divulgou a Florestas dos Guarás, esse importante atrativo turístico do Maranhão, para fomentar o setor, atrair turistas e incrementar a economia local”, completou o deputado e ex-ministro do Turismo.
O prefeito de Apicum-Açu, Cláudio Cunha (PV), entusiasmou-se com as propostas e narrou o sofrimento do seu povo antes das obras realizadas no governo de Edison Lobão. “Antes da estrada era um sofrimento só. Ficávamos isolados no inverno e o deslocamento só podia ser feito de barco. No verão era só poeira, as nossas crianças adoeciam. Agora, não. Graças ao hoje ministro Edison Lobão esse sofrimento acabou”, comemorou.

Propostas de
sustentabilidade

Lobão Filho anunciou ontem que irá aderir às 22 propostas do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que visam a promover o desenvolvimento nacional com sustentabilidade.
O Conselho é composto por 70 empresas que representam 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e propõe, entre outras medidas, a redução dos subsídios do governo para a gasolina e o diesel; concessão de bônus para empresas que diminuírem o consumo de água e energia elétrica; celeridade no licenciamento ambiental; criação de uma “Lei Rouanet” para abater no Imposto de Renda investimentos na preservação do ecossistema; e divulgação de produtos fabricados com baixo impacto ambiental.
Ao anunciar adesão, Lobão Filho destacou ainda que a pauta sustentabilidade já faz parte de seus planos de governo. “Vamos aproveitar o enorme potencial para energia renovável de nosso estado, especialmente a eólica. Agora mesmo, como senador e em parceria com o Ministério de Minas e Energias, estamos levando aos municípios de Tutoia e Paulino Neves, investimentos da ordem de 2 bilhões de reais com a implantação de aproximadamente 1000MW de potência instalada”, anunciou o candidato peemedebista.
Segundo a presidente do CEBDS, Marina Grossi, é preciso mudar a política de desenvolvimento do país. “Existe um falso dilema entre desenvolvimento e sustentabilidade. A sustentabilidade ainda é vista isoladamente, quando na verdade traz desenvolvimento com qualidade”, explicou a executiva. (Assessoria)