O deputado estadual Léo Cunha (PSC) cumpriu agenda de trabalho nessa quarta-feira (26), em Brasília (DF), onde manteve reuniões com ministros de Estado e deputados federais da Bancada Maranhense, entre eles Hildo Rocha (PMDB). Durante sua estada na Capital Federal, Léo Cunha apresentou reivindicações aos parlamentares e também junto ao Governo Federal em favor dos municípios da Região Tocantina.
"Estamos nessa luta, sempre buscando o apoio dos colegas da bancada federal maranhense para que os pleitos na área federal possam ser agilizados e a população beneficiada. São inúmeras as demandas das cidades, então essa vinda a Brasília serve para reforçar os pedidos e acompanhar de perto o andamento destas solicitações", disse Léo Cunha.
Em Brasília, o deputado Léo Cunha foi recebido pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio. A audiência contou com a presença do deputado federal Hildo Rocha, onde o tema central do encontro foi o reforço de investimentos para segurança pública nas cidades da Região Tocantina.
Léo Cunha apresentou ao ministro Serraglio um detalhamento completo sobre os índices de violência nos municípios da Região Tocantina e argumentou junto ao Ministério da Justiça a importância de reforçar o apoio tanto ao Governo do Maranhão como as prefeituras municipais com o envio de recursos para melhorias nas estruturas de combate ao crime e proteção ao cidadão.
"É preciso ter uma atenção especial na segurança preventiva e ampliar esses serviços à população, não só o trabalho ostensivo que já é realizado pela Polícia Militar, mas também dando melhores estruturas às guardas municipais e equipar as cidades com sistemas de câmeras por meio de videomonitoramento. Por isso solicitei ao ministro o envio de aporte financeiro para que essas ações possam ser desenvolvidas com maior eficácia", detalhou o deputado Léo.
Entre os pedidos feitos pelo deputado Léo Cunha ao ministro Osmar Serraglio estão a formalização de convênio entre o Governo do Maranhão e também com as prefeituras junto ao Ministério da Justiça para o envio de recursos que permitirão a aquisição de câmeras de vigilância operadas pelo sistema de videomonitoramento, aquisição de coletes à prova de bala (kit completo) e armas taser (eletrochoque) para as guardas municipais e as polícias Militar e Civil, além de munição.
O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, ouviu atentamente a explanação do deputado Léo Cunha e determinou a abertura do estudo de viabilidades para que sejam feitos os trâmites necessários para o atendimento destas demandas. Para o ministro, apesar dos cortes que vêm sendo feitos no Orçamento da União, a área da segurança pública é essencial.
O deputado Léo Cunha comemorou a decisão do ministro e informou que as primeiras cidades maranhenses a serem beneficiadas com as medidas serão Imperatriz, Açailândia, Estreito, Porto Franco, Carolina e Buritirana. "Agora vamos torcer para que no menor espaço de tempo esse pleito possa ser atendido e as cidades realmente beneficiadas numa área tão importante que é o da segurança pública. Aproveito e agradeço o ministro Serraglio a atenção que ele nos dispensou", disse Léo Cunha.
O parlamentar estadual aproveitou a ocasião para agradecer ao empenho e determinação do deputado federal Hildo Rocha. "Ele tem sido um grande parceiro da população da Região Tocantina em Brasília, sempre atento às necessidades e trabalhando firme para a resolução dos problemas. Essa é uma parceria que vem resultando em muitas conquistas", finalizou Léo.
Publicado em Política na Edição Nº 15870
Comentários