Preocupado com o recente acidente ocorrido em um curtume (lugar onde é feito o processamento de couro) localizado na cidade de Bataguassu (MS), onde quatro pessoas morreram intoxicadas após a liberação de uma massa de gás ácida, o deputado Léo Cunha (PSC) solicitou ao superintendente regional do Trabalho, Allan Kardec Alves Ferreira, que providencie urgentemente uma fiscalização nos curtumes em funcionamento no estado do Maranhão.
“Queremos ter a certeza de que esses estabelecimentos estão cumprindo com os procedimentos básicos de segurança que impeçam que algo parecido possa acontecer aqui”, justificou o parlamentar. A fiscalização deverá verificar itens como a organização do ambiente de trabalho, normas de segurança e higiene que garantam a integridade física das pessoas que ali trabalham diariamente.
Sobre o acidente de Mato Grosso do Sul, o corpo de bombeiros informou ter ocorrido durante o descarregamento de 10 mil litros de um agente à base de sulfidrato de sódio, em um dos tanques instalados no curtume, quando após haver uma reação química com uma substância ainda desconhecida, formou-se a massa de gás ácida que intoxicou os trabalhadores. Além dos quatro mortos, outras dezesseis pessoas foram internadas em estado grave.
O fato chamou a atenção de Léo Cunha, que após ter tido sua indicação aprovada pela Mesa Diretora, na sessão da última quarta-feira (08), aguarda que o superintendente do Trabalho tome as providências solicitadas por ele, a fim de atestar se os curtumes daqui do Maranhão oferecem segurança a seus funcionários.(Assessoria)
Publicado em Política na Edição Nº 14328
Comentários