Empenhado em conseguir que a cidade de Imperatriz seja um dos Centros de Treinamentos da Copa de 2014, o deputado Léo Cunha (PSC), acompanhado do deputado Carlinhos Amorim (PDT), esteve com o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, terça-feira (14). Na ocasião, o deputado oficializou o secretário sobre o pedido que fez, por meio de uma indicação, para que a cidade seja inscrita junto ao Comitê Organizador Local da Copa (COL).
Durante a reunião, o deputado também entregou um amplo relatório, ao secretário, no qual justifica as razões pelas quais solicitou que a cidade esteja entre as opções a serem oferecidas às seleções que disputarão o mundial.
Até o momento o COL já recebeu a inscrição de 185 cidades, de todo o Brasil, interessadas em estarem entre as opções oferecidas às 32 seleções participantes da copa. A princípio, seriam apenas 64 cidades a constarem na lista de opções, porém essa possibilidade foi ampliada para 90.
Todas as cidades inscritas junto ao COL deverão passar por uma inspeção, que verificará as condições de cada uma para compor, a lista final que deverá ser entregue a FIFA até o primeiro semestre do próximo ano.
Além de Léo Cunha, os deputados Carlinhos Amorim e Dr. Pádua também intercedem junto ao secretário para que todos os procedimentos necessários sejam feitos a fim de que a inscrição de Imperatriz seja realizada.
Durante a conversa com o secretário Joaquim Haickel, Léo Cunha ratificou seu pedido, expondo, a ele, sobre as potencialidades da cidade de Imperatriz, diante das quais, o secretário se mostrou entusiasmado, prometendo-lhe direcionar esforços para viabilizar a solicitação.
O relatório
O relatório que foi entregue ao secretário de Esporte destaca toda a infraestrutura da cidade de Imperatriz, apresentando as condições necessárias para que a cidade esteja entre as opções oferecidas para receber uma das seleções do mundo.
Em Imperatriz está localizado o Estádio Frei Epifânio da Badia, um dos mais modernos e que atende aos padrões estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O estádio tem capacidade para receber 12 mil espectadores sentados em cadeiras numeradas, além de vestiários, salas de aquecimento, acessibilidade para portadores de deficiência física e um sistema de iluminação composto por 32 refletores em cada uma das quatro torres que possui, sendo todos alimentados por uma subestação elétrica própria.
Além do estádio, a cidade também conta com o Centro de Treinamento Maranhão do Sul. O CT conta com três campos para treinamento e mais uma arena de areia para exercícios físicos.
A cidade possui uma ampla rede hoteleira, contando com hotéis de grande porte, a exemplo do Hotel Posseidon, do Hotel Alcazar, do New Anápolis, do Shallon e outros três que estão sendo construídos e ficarão prontos até o final deste ano.
Imperatriz possui vários restaurantes que atendem à exigente demanda gerada pela cidade, que por se localizar às margens da BR-010, recebe diariamente turistas de vários estados que transitam pela rodovia. Por isso, os restaurantes da cidade dispõem de um cardápio bem diversificado, oferecendo comidas tradicionais, regionais e nacionais.
O aeroporto Renato Cortez Moreira, que serve a cidade, recebe aeronaves de grande porte, contando com seis voos diários, com embarque e desembarque. Sendo três da rota sul Imperatriz/Brasília e três da rota nordeste Imperatriz/São Luís, que fazem conexão para todas as cidades do Brasil.
No setor de turismo, a cidade está inserida dentro de um dos principais pontos turísticos do Estado, incluído no roteiro nacional, pelo Governo do Estado: o Parque Nacional da Chapada das Mesas.
A área possui mais de 160 mil hectares que compreendem as cidades de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz. Na área, localiza-se um conjunto de montanhas em forma de mesas, e ficam localizadas lindas cachoeiras, como a famosa Pedra Caída.
Ainda no setor de turismo, destacam-se as praias de água doce, que se formam durante o verão, no leito dos rios Araguaia e Tocantins.
Após a entrega do relatório ao secretário, o deputado Léo Cunha se disse confiante: “Acredito na potencialidade da cidade de Imperatriz, e sei que a cidade possui todas as condições para hospedar de forma confortável e acolhedora uma das seleções da próxima copa”, disse. (Assessoria)
Comentários