A população de Imperatriz, assim como a dos demais municípios da região sudoeste e sul do Maranhão, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Esse fato vem gerando uma grande procura pelos serviços disponibilizados pela única agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) existente na cidade, o que acaba tornando o atendimento muito lento, causando muita insatisfação entre os segurados.
"Quando preciso ir até o INSS fico logo muito preocupada, pois sei que o atendimento será muito demorado. Acho que isso não deveria estar acontecendo, pois trabalhamos e contribuímos a vida toda e merecemos receber um tratamento digno", cobra a aposentada Rita Martins da Silva, moradora do Bacuri.
Preocupado em mudar essa realidade, o deputado Léo Cunha (PSC) solicitou, através de uma indicação na Assembleia Legislativa, a instalação de uma segunda agência do INSS no município. Para o deputado, a nova agência tornará os serviços mais rápidos, facilitando a vida tanto dos segurados quanto dos funcionários do instituto, que acabam ficando abarrotados com tanto trabalho.
Imperatriz, sozinha, possui uma população estimada em mais de 250 mil habitantes e ainda recebe grande parte da demanda gerada em outros municípios localizados no seu entorno, o que aumenta ainda mais o número dos atendimentos que são feitos diariamente ao INSS da cidade.
Segundo informações do Ministério Público Federal, o tempo de espera nos atendimentos agendados para a realização de perícia médica, por exemplo, chega a ser de até 149 dias, e nesse período os beneficiários são privados de receberem os salários e benefícios devidos.
Diante dessa situação, a Procuradoria da República de Imperatriz chegou, inclusive, a propor uma ação civil pública a fim de garantir a realização do procedimento em prazo razoável aos beneficiários da previdência que precisam da avaliação para a concessão de benefícios.
Entre as justificativas dadas pela gerência Executiva do INSS para a lentidão nos atendimentos está o grande contingente populacional. E foi diante dessa realidade que o deputado Léo Cunha teve a iniciativa de solicitar a instalação de uma nova agência na cidade.
"É uma situação humilhante pra quem precisa ser atendido no INSS de Imperatriz. Precisamos urgentemente nos mobilizar para garantir que essas pessoas possam ser atendidas no mais curto espaço de tempo possível", afirmou.
O deputado destaca ainda que a maior parte das pessoas que procuram a agência é formada por idosos e portadores de necessidades especiais, que precisam mais ainda de atenção e de uma estrutura adequada para um atendimento satisfatório.
O pedido do deputado foi recebido pela Mesa Diretora da Assembleia, na última quinta-feira (06), e será encaminhado ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, para que viabilize seu atendimento e assim garanta mais tranquilidade e conforto aos segurados do INSS de Imperatriz e região.