Membros da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Maranhão, que é presidida pelo deputado estadual Léo Cunha (PSC), estiveram em Imperatriz, onde cumpriram agenda de trabalho de dois dias. O objetivo da vinda à segunda maior cidade do estado foi acompanhar de perto o andamento das obras de construção da Estrada do Arroz (rodovia MA-386) e fiscalizar os serviços de pavimentação que estão sendo executados no trecho de 42 km, entre os municípios de Imperatriz e Cidelândia. A iniciativa atendeu ao requerimento de n° 94/2016 da Câmara Municipal de Imperatriz.
Além de Léo Cunha, estiveram presentes em Imperatriz e participaram da vistoria os deputados estaduais Hemetério Weba (vice-presidente), Júnior Verde e Fábio Braga.
“A nossa vinda até a Estrada do Arroz e a realização dessa verificação foi de grande valia. Além de checar o cronograma de obras, a qualidade do material utilizado e os dados do novo projeto de execução, também ouvimos a comunidade no entorno da via”, disse Léo Cunha, presidente da Comissão.
Na tarde de segunda-feira (20), os deputados estaduais, técnicos da Assembleia Legislativa, acompanhados de engenheiros da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e da construtora responsável pela construção da Estrada do Arroz, percorreram toda a extensão da via e checaram diversos aspectos ao longo da estrada estadual. Os pontos observados servirão de base para elencar o relatório a ser elaborado pela Comissão, com objetivo de alertar para alguns problemas que foram verificados nessa fase de conclusão dos trabalhos.
“É preciso que seja feita a correção no piso asfáltico em alguns pontos. Já existem trechos que apresentam danos com afundamento na pista. Em outros locais, as sarjetas e os meios-fios estão sem a consistência ideal. São medidas urgentes que devem ser cobradas da construtora responsável antes de a obra ser entregue ao Governo e à população”, destacou Léo Cunha.
Na sessão pública da Comissão de Obras e Serviços Públicos, realizada na manhã dessa terça-feira (21), na Câmara de Vereadores, os deputados estaduais abordaram o assunto e fizeram uma explanação dos problemas encontrados e apresentaram um relatório parcial aos vereadores, comunidade, imprensa e representantes do Governo do Estado.
“Durante esta vistoria de fiscalização estamos trazendo nossa colaboração a este processo de conclusão dos serviços de construção da Estrada do Arroz. Temos a certeza que o Governo do Estado tomará todas as medidas necessárias para cobrar da construtora os ajustes e dessa forma inaugurar a obra dentro dos padrões exigidos”, disse o deputado Hemetério Weba.
Ainda na sessão pública, os deputados e os vereadores de Imperatriz questionaram o representante da Sinfra estadual na região tocantina, Waldegno Salustiano Júnior, sobre os problemas verificados na pista. De acordo com ele, até o dia previsto para a inauguração todos os danos observados pela Comissão estarão sanados pela construtora, que está adequando os trechos ao novo projeto de execução.
“Tenho a certeza que o governador Flávio Dino e o secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, não aceitarão falhas e querem o melhor para nossa população. Essa obra é muito importante para nosso povo. Esse também é um compromisso nosso, dos deputados estaduais, em estar atentos e cobrar para que tudo esteja de acordo com os padrões determinados”, falou o presidente Léo Cunha.
O parlamentou aproveitou para elogiar a iniciativa do Governo do Estado em concluir os serviços.
“A Estrada do Arroz vai ser inaugurada no dia 16 de julho, aniversário de Imperatriz. Essa é uma obra aguardada com muita expectativa pela população da região tocantina e onde nós, parlamentares estaduais, tivemos papel decisivo para viabilização dos recursos que hoje possibilitam a realização dos serviços”, finalizou.
Comentários