Após aprovação da Câmara de Vereadores de Imperatriz, o prefeito Assis Ramos sancionou a Lei ordinária nº 1.681/2017, que institui 31 de outubro como o Dia Municipal da Reforma Protestante. A data passa a constar no calendário de comemorações da cidade.
Em todo o mundo, este ano, são celebrados os 500 anos da Reforma Protestante. Na Escócia e em alguns estados alemães, é feriado nacional. Em Imperatriz, o decreto institui oficialmente o dia a partir desta terça-feira.
O Dia da Reforma Protestante é comemorado quando o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma, conhecida como as 95 teses, da doutrina católica em frente à igreja de Wittenberg, na Alemanha. Ele e seus seguidores foram excomungados pelo papa Leão X em 1520, nascendo então a tradição luterana.
Naquela época, houve uma revolução espiritual, quando muitas pessoas buscaram o verdadeiro significado do cristianismo. A liberdade pregada por Lutero incentivou o surgimento de várias correntes religiosas e, no Brasil, já são milhões de protestantes espalhados e representados por diversas denominações.
Em Imperatriz, o prefeito destacou a importância de lembrar a data. “Temos que valorizar e respeitar as mais diversas formas de promover a fé cristã, que renova o espírito e deixa legado para as próximas gerações. Além do trabalho espiritual as representações religiosas têm importante papel social pelos valores que pregam e no atendimento às populações menos favorecidas”, reforçou. (William Castro - Ascom)
Comentários