William Marinho

A prefeita do município de Vila Nova dos Martírios, a 70km de Imperatriz, Karla Batista, confirmou ontem que está mantendo contatos com os colegas prefeitos no sentido de disputar a presidência da Associação dos Municípios da Região Tocantina – AMRT. O pleito está marcado para o meio deste mês.
Hoje a entidade está sem comando, haja vista que praticamente todos os prefeitos que integravam a sua diretoria não foram reeleitos e a ex-presidente Vete Botelho renunciou ao mandato ainda no ano passado. O novo presidente deverá adequar a entidade ao mandato dos prefeitos.
Karla Batista, que é filha do ex-prefeito Vá Batista, afirmou ainda que antes de anunciar sua candidatura oficialmente, está conversando com os colegas prefeitos no sentido de contar com o apoio não somente na eleição, mas também no dia a dia da associação. “É importante destacar que não se faz uma associação sozinha. Por isso mesmo, estou conversando com os colegas prefeitos para que possamos alavancar a nossa associação e que venha a funcionar em prol dos municípios”.
Ela argumenta que não basta ser eleita, o compromisso será o de restabelecer a força da associação como entidade que defenderá os prefeitos. “Não só defender, mas principalmente promover encontros que venham a possibilitar a todos nós conhecimentos em todas as áreas da gestão pública”.
O fato de administrar um município próximo à sede da associação contribuiu ainda mais para que venha a disputar a presidência. “Não vejo problema algum neste aspecto. A AMRT tem um quadro de servidores antigos e que conhecem o seu funcionamento. Caso seja candidata e conte com o apoio dos prefeitos para ser a presidente, imporei a linha de trabalho a elas e cobrarei sua execução”.
A volta do Copão Maranhão do Sul é um dos temas que ela espera reativar ainda este ano. A competição, a maior disputa entre os municípios, há dois não é promovido pela entidade. “O Copão é uma competição importante, pois congrega todos os municípios numa grande festa do esporte e uma rivalidade sadia, e deve voltar a ser disputado. Tem ainda o aspecto de fomentar o sonho de toda a região que é o Maranhão do Sul”.
Seminários com presenças de especialistas em diversas áreas da gestão pública estão no bojo do projeto a ser apresentado pela prefeita aos seus colegas para serem executados este ano. “Por enquanto, estou conversando com os colegas prefeitos, pois uma entidade não funciona apenas com um presidente. Precisamos revitalizá-la e isso só acontecerá com o apoio de todos”, finalizou.