Assis Ramos e Alex Nunes serão diplomados para comandar a prefeitura

O chefe do cartório da 33ª Zona Eleitoral de Imperatriz, José Souza, informou que a diplomação dos eleitos em Imperatriz ocorrerá no dia 16 de dezembro, em solenidade marcada para o Palácio do Comércio. De acordo com ele, serão diplomados o prefeito eleito Francisco Assis Ramos, seu vice, Alex Nunes Rocha, e os 21 vereadores e dois suplentes de cada coligação.

“Já estamos com todos os preparativos sendo ultimados para esta solenidade, que na prática será o encerramento das eleições para a Justiça Eleitoral. A nossa responsabilidade no momento é de analisar as prestações de contas dos candidatos e, por último, promover a diplomação”, disse ele.
Souza acrescentou que na eleição de Imperatriz ainda há três pendências para ser analisadas pelo Tribunal Regional Eleitoral por indeferimento do juiz da zona eleitoral. Sendo o mais conhecido o do ex-prefeito Ildon Marques e de dois candidatos a vereador.
Ele afirmou que os votos dos dois candidatos a vereador que ficaram aguardando a decisão do TRE foram poucos e mesmo  o Tribunal mudando a decisão da primeira instância não modificará o resultado dos eleitos.
“Os dois candidatos estiveram aqui e viram a votação, que foi pequena, e até perderam o interesse, mas a exemplo do candidato a prefeito, que tem processo para ser analisado pela decisão que negou seu registro, mesmo não interessando mais como resultado para a eleição, a justiça precisa analisar e julgar. Acreditamos que até o dia 16 de dezembro já estejam concluídos”, frisou ele.
Dos processos dos dois vereadores que ele não quis declinar nomes, um já está na pauta de julgamento do TRE para a próxima semana, enquanto que para o outro candidato a vereador e de Ildon Marques, ainda não há data prevista para ser levada ao pleno do TRE.
Após a diplomação, o processo eleitoral estará encerrado, cabendo a partir dai à Mesa atual do Poder Legislativo empossar os novos vereadores que, em seguida, elegerão a nova presidência do legislativo, que por sua vez comandará a posse do prefeito e vice. As solenidades são combinadas entre o Legislativo e o Executivo, em razão de que o último ato da Justiça Eleitoral é credenciar os eleitos, entregando sua diplomação.