O promotor eleitoral Ossian Bezerra Filho, da 103ª zona eleitoral de Montes Altos e abrangência nos municípios de Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene, está convidando os dirigentes dos partidos, candidatos e a população para participarem da audiência pública sobre o pleito. O encontro acontecerá na manhã de hoje, no plenário da Câmara de Vereadores de Montes Altos. Segundo informações dadas pelo chefe do cartório eleitoral, Sálvio Miranda Gomes, o objetivo principal da audiência é discutir com os candidatos e os presidentes dos partidos a legislação eleitoral em vigor.
Afirmou ainda que o tema principal será com relação à propaganda eleitoral, a fim de que os partidos e os candidatos possam obter informações importantes em suas campanhas. “O promotor espera com esta audiência, além de passar as informações, também debater com os candidatos detalhes sobre a propaganda na campanha. É realmente uma decisão importante e que vai proporcionar aos candidatos maiores esclarecimentos sobre a legislação vigente”, disse.
Desde a semana passada, o promotor Ossian Bezerra vem procurando esclarecer dúvidas aos presidentes dos partidos, coordenadores dos comitês e aos próprios candidatos e a explicação para estes informes é evitar punição aos candidatos.
Ossian entende que, esclarecendo os candidatos e comitês, os riscos de cometerem erros ou contrariarem a legislação são menores.
Para o jornalista e candidato a prefeito pelo PTdoB, Willian Marinho, a iniciativa é louvável, e diz porque: “É que, apesar do acompanhamento de advogados e assessores, muitos candidatos continuam cometendo ilegalidade na propaganda e, com isso, os promotores abrem ações que vão de advertências a cassação do registro. Por isso é que, para evitar problemas como multas ou outras punições, o Ministério Público Eleitoral de Montes Altos está se preocupando em esclarecer ao máximo os candidatos e os partidos sobre o pleito”, afirmou.
À tarde, a partir das 15 horas, acontecerá no fórum a reunião para a realização do sorteio da veiculação da propaganda no rádio. A princípio somente na Rádio Comunitária Diamantina, mas os partidos irão solicitar que seja estendido às emissoras de Imperatriz, que tem penetração no município, especialmente na zona rural. “Vamos solicitar que seja concedido espaço na grade do horário eleitoral de Imperatriz, espaço para que a nossa mensagem seja veiculada pelas emissoras de Imperatriz, que cobre o nosso município por inteiro, e esperamos que o juiz entenda e acate o pedido”, acrescentou Marinho.
Publicado em Política na Edição Nº 14478
Comentários