Prefeito Madeira faz o recadastramento biométrico

Membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão estiveram em Imperatriz na manhã dessa terça-feira, 14 de julho, para instalar os trabalhos de recadastramento biométrico dos eleitores do município na Unidade Regional de Educação, espaço cedido pelo Governo do Estado para funcionar como posto avançado de atendimento das 8h às 18h, de segunda a sexta.
A comitiva do TRE-MA, liderada pelos desembargadores Guerreiro Junior (presidente) e Lourival Serejo (vice-presidente e corregedor), estava formada pelos desembargadores eleitorais Clodomir Reis (diretor da EJE), Eulálio Figueiredo (ouvidor), Eduardo Moreira e Daniel Leite, além dos juízes Sebastião Bonfim (auxiliar da presidência), Júlio Prazeres (auxiliar da Corregedoria), Gladiston Cutrim (coordenador da biometria na região tocantina), Marcelo Testa Baldochi (33ª ZE), Joaquim da Silva Filho (65ª ZE) e Ana Beatriz Jorge (2ª Vara Cível de Imperatriz), secretários, assessores e servidores do Regional.
Para formalizar a ajuda que tem sido recebida por parte do município de Imperatriz, que cedeu 50 servidores e link de internet, o presidente assinou termo de cooperação e agradeceu em público ao suporte dado para implantação da biometria na cidade.
Após assinar o termo de colaboração, o prefeito Sebastião Madeira (Imperatriz) disse acreditar que este avanço tecnológico irá colaborar para a transparência do processo democrático de escolha dos representantes do povo nos poderes legislativos e executivos.
Já o desembargador eleitoral Eulálio Figueiredo (ouvidor) destacou o papel da Ouvidoria como canal de comunicação entre o eleitor e a Justiça Eleitoral, especialmente no processo de recadastramento biométrico, distribuindo, enquanto discursava, cartilhas que explicam os meios de acesso à Ouvidoria para envio de sugestões, reclamações ou até mesmo denúncias. 
Convidado a falar pelo presidente - por seu relevante esforço durante o recadastramento biométrico dos eleitores de São Luís (capital do estado), o desembargador Bernardo Rodrigues (ex-presidente do TRE-MA) contou sua experiência à frente do projeto biometria no estado.
Nesta quarta (15), outro posto avançado de atendimento da Justiça Eleitoral será aberto ao público no Shopping Imperial, onde funcionarão 3 kits biométricos no horário das 10h às 22h.

Como se recadastrar

O eleitor deve comparecer para se recadastrar com a cópia e original de documento de identidade e de comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial). Os homens nascidos até 31/12/1995 - que irão tirar título pela 1ª vez, são obrigados a apresentar também cópia e original do comprovante de quitação militar.
Se for eleitor de outro município e quiser transferir o título para Imperatriz, ele deve comprovar que reside na capital há mais de 3 meses (comprovante de no máximo 1 ano).