Os eleitores que não votaram nas três últimas eleições (não justificaram a ausência e não pagaram às respectivas multas) poderão ter o seu título eleitoral cancelado pelo TSE.
Em Imperatriz ainda há um grande número de eleitores faltosos que não regularizaram suas pendências. O juiz Marco Antônio, titular da 92º Zona Eleitoral, informou que ainda há mais de 500 títulos em situação irregular e espera que até a data limite este número possa ser reduzido a pelo ao menos a metade.
“Estamos convocando os eleitores faltosos veiculando mensagens na imprensa, rádio e televisão, a fim de que possamos atualizar estes eleitores. Isto porque somente na minha zona eleitoral passa dos quinhentos os títulos prestes a serem cancelados”.
No total das três zonas eleitorais, mais de mil títulos estão na situação de cancelamentos e a tendência é de que este índice caia pela metade até o dia 25. É que a maioria deixa para a última hora a regularização.
Para evitar o cancelamento, o eleitor deve, até 25 de abril de 2013:
· comparecer ao cartório eleitoral mais próximo levando documento oficial de identidade com foto, ou
· solicitar que um parente ou terceiro (que possua cópia do documento do eleitor) compareça ao cartório eleitoral mais próximo em seu nome e quite as multas pendentes, ou solicite justificativa de ausência às eleições, se for o caso.
Destacamos que o eleitor com o título cancelado não pode votar. Além disso, o eleitor sem quitação com a Justiça Eleitoral perde, entre outros direitos, o de retirar passaporte, carteira de identidade, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino, etc.
Para regularizar o título cancelado, o eleitor deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral de seu atual município e requerer a regularização de sua inscrição.
Publicado em Política na Edição Nº 14666
Comentários