Willian Marinho
Marcada para o próximo dia 20 audiência pública com juízes da comarca de Imperatriz. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores e será aberto a toda a população. A informação foi dada ontem pela manhã pelo diretor do Fórum Henrique de La Rocque, juiz Adolfo Pires da Fonseca, que espera com esta iniciativa apresentar à sociedade o ritmo de trabalho que é imposto aos magistrados em Imperatriz dada a demanda nas varas civis, criminais, Fazenda Pública e da Família.
Segundo Adolfo Pires da Fonseca, nesta audiência todos os juízes deverão apresentar o balanço de suas atividades. “Estamos conversando e acertando com todos os colegas magistrados para que possamos apresentar um balanço completo sobre o funcionamento da justiça em Imperatriz. É uma forma de mostrar que, apesar da demanda, estamos procurando cada vez mais acelerar os processos”, afirmou.
O diretor do Fórum acrescentou que a Comarca de Imperatriz precisaria contar com quatro novos juízes. “Já solicitamos e foi aprovado o aumento de juízes e das varas. Estamos aguardando a implantação por parte do Tribunal de Justiça, que tem dado apoio ao nosso Fórum e certamente vai atender esta solicitação”, frisou.
Há casos em que uma Vara tem mais de quatro mil processos e outras, três mil. “Na Vara da Família, tenho em média 600 processos, mas adotei um sistema em que as ações não podem levar mais de trinta dias para serem julgadas e esta atitude tem melhorado e agilizado a Vara”.
O novo Fórum da comarca de Imperatriz, que está sendo construído próximo à Facimp, deverá ser entregue à população em 14 meses. “Estamos acompanhando a obra e conversando com engenheiros e diretores da área da Justiça. Os prazos continuam valendo e acreditamos que em 2015 a cidade de Imperatriz contará com um moderno e amplo fórum judicial”.
Ele ainda não sabe qual será o destino das atuais instalações do Fórum. “Ainda não está decidido o que será feito. Mas como há alguns setores pagando aluguéis, certamente eles serão transferidos para este local”, finalizou.
Comentários