A mesa diretora da solenidade de posse do novo prefeito

Domingos Cezar

O povo de todos os segmentos sociais das zonas urbana e rural do município de Açailândia tomou conta de todas as galerias, plenário e até mesmo tomou espaço atrás da mesa diretora da Câmara Municipal para prestigiar a solenidade de posse de Juscelino Oliveira, que assumiu a chefia do executivo municipal, substituindo a então prefeita Gleide Santos, afastada por determinação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Sob a presidência do vereador Márcio Aníbal, a sessão iniciou com a leitura da Ata de Julgamento da Comissão Processante, que tem como presidente o vereador Bento Camarão, como relator o vereador Pedro Coelho Júnior e como membro o vereador José Ely Moreira e como denunciante o eleitor do município, Antonio Filho, advogado do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia - CDVDH.
Primeiro a se pronunciar, o relator Pedro Coelho Júnior disse que a perseverança venceu a arrogância, lembrando fatos os quais, segundo ele, a então prefeita teria desrespeitado de maneira arrogante membros do Poder Legislativo, do Judiciário e até mesmo do Ministério Público. "Estamos empossando neste momento com muita alegria o prefeito Juscelino Oliveira, que é a esperança do povo desse município".
O presidente também passou a palavra ao vereador Francisco Gonçalves, o Canela, que se tornou o maior adversário da então prefeita na Câmara Municipal. "A partir desse momento, Açailândia vai escrever uma nova história rumo ao desenvolvimento", afirmou Canela, lembrando que a cidade tem o maior entroncamento rodo ferroviário, a maior base de petróleo e um dos municípios mais desenvolvidos do Norte e Nordeste.
Canela fez citação de uma série do que ele considera desmando no mandato da ex-prefeita, que causou seu afastamento do cargo pelo TJ/MA e arrematou: "Renova-se nesse momento a esperança de dias melhores para Açailândia, uma vez que o governador Flávio Dino tem compromisso com o município e manterá parceria com o prefeito Juscelino para, juntos a esta Casa, construirmos a cidade que tanto desejamos".
Usaram ainda da palavra o ex-deputado estadual Sérgio Vieira, o ex-vereador e ex-prefeito Jeová Alves e o Pastor José Cavalcante, que criticaram as ações da ex-prefeita Gleide Santos no que diz respeito à condução dos recursos públicos durante seu mandato. Os três políticos também depositaram sua confiança na gestão do novo prefeito e se colocaram a auxiliá-lo no que ele precisasse.