Pronto. No popular, agora a coisa fedeu. O que estava ruim agora melhorou um pouco. Adeus para aqueles que davam o jogo jogado. Tudo voltou à estaca zero com a desistência do candidato governista Luís Fernando. A corajosa atitude do candidato em renunciar propiciou um novo arejamento da campanha eleitoral com a possibilidade de novos postulantes entrarem na disputa. Tal atitude atinge em cheio as duas principais correntes em deflagração no estado: o esquema dominante e a candidatura quase líquida e certa do comunista.
A desistência de LF tirou a camisa de força que engessava uma série de líderes com estatura para pleitear o comando do estado. Ex-governadores, senadores, deputados federais bem posicionados e até mesmo prefeitos com gestões bem avaliadas podem, no momento, se considerarem no jogo. Agora, esta imposição do Lobinho parece piada, por sinal, piada de mau gosto, indica, nada mais, nada menos, não passar de um balão de ensaio.
A jogada de mestre da governadora ao permitir a desistência de seu candidato muda sua posição, de parte interessada, para juíza do pleito. Deixa de ser vidraça para a de cortejada. Todos os candidatos, em um momento qualquer de suas vidas políticas, beberam nas águas do Sarneysmo que tanto combatiam, portanto a vontade para se comprometerem pelo apoio da máquina comandada pela governadora, que continua no comando.
Acreditem, a tendência daqui pra frente é o esvaziamento da Arca de Noé, até então superlotada do comunista, por sinal, o grande perdedor com os últimos acontecimentos.
Onofre Correa
Comentários