Único prefeito do Bico do Papagaio a disputar a final do 9º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Jair Farias (SD), foi o vencer na categoria Melhor Projeto, com o trabalho “Sítio Novo Rumo 100% Desburocratização”. O prêmio visa reconhecer projetos de estímulo ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município.

O evento de premiação aconteceu nesta terça-feira, 29, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO).
Jair Farias disse à reportagem que o prêmio vem a selar de maneira formidável seus dois mandatos à frente da Prefeitura de Sítio Novo. “Quando assumimos a responsabilidades de comandar o município de Sítio Novo, eu tinha uma coisa muito clara na minha mente. Não podia decepcionar as pessoas. Para isso tinha que dar o melhor de mim. Sei que não fomos completos, mas durante todo esse tempo me doei 100%. O que não conseguimos fazer, não foi por falta de vontade e empenho, mas vamos deixar um grande legado”, afirmou.
O superintendente do Sebrae, Omar Antonio Hennemann, ressaltou a importância das políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios. “Reconhecer quem faz a diferença em prol dos pequenos negócios, além de ser justo, é a demonstração de respeito aos que dão vida às micro e pequenas empresas do Tocantins”, afirmou Hennemann.
Na etapa estadual, 40 projetos foram inscritos para concorrer ao prêmio que possui sete categorias: Melhor Projeto; Pequenos Negócios no Campo; Inovação e Sustentabilidade; Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Desburocratização e Formalização; Implementação da Lei Geral; e Compras Governamentais de Pequenos Negócios. Cada município pôde inscrever até dois projetos, desde que em categorias diferentes.
Todos os projetos foram analisados por uma banca julgadora formada por representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Tocantins –, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Economia (Corecon) e Vigilância Sanitária Estadual (Visa). O Prêmio é uma oportunidade aos municípios de mostrarem suas gestões públicas que, comprometidas com suas necessidades, tem buscado inovar e aplicar os recursos da melhor maneira possível.
O prêmio - Realizado a cada dois anos, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) busca reconhecer gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais.
Com a premiação, o Sebrae visa estimular a inclusão do empreendedorismo na agenda da gestão municipal, através  do reconhecimento da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento das MPE’s  em seus municípios.