Secretário J. Ribamar (Setran) diz que município tem interesse em regulamentar horário de carga e descarga de caminhões

O secretário municipal de Trânsito e Transportes (Setran), José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar, participou ontem de audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz. Em pauta, foi discutido o Projeto de Lei nº 05/2013, que disciplina o horário para carga e descarga de caminhões nas vias urbanas de Imperatriz.
“Esse debate está no caminho certo, pois essa será uma mudança de hábitos e costumes em busca de um bem comum da sociedade de Imperatriz”, disse ele, ao ressaltar a iniciativa dos vereadores Francisco Rodrigues da Costa (PR), o Chiquim da Diferro, e Rildo Oliveira Amaral (PDT), autores do Projeto de Lei.
Da tribuna Freitas Filho, J. Ribamar sinalizou “o interesse do município em regulamentar a legislação para disciplinar o horário para carga e descarga de caminhões no eixo comercial das vias urbanas da cidade de Imperatriz”. “Nós consideramos a situação emblemática devido a grande quantidade de veículos que transitam hoje nas ruas, onde precisamos criar métodos e formas tanto para organizar do ponto de vista legal como para melhorar o tráfego”, disse.
O secretário de Trânsito também comentou que “a lei deverá melhorar consideravelmente o trânsito e operações de carga e descarga na área do Mercadinho, considerado atualmente um dos maiores entraves na área do trânsito em Imperatriz”. “Nós entendemos que caminhões e carretas culminam por ocupar um grande espaço que poderia ser destinado aos automóveis e motocicletas, sendo de clientes que movimentam o Mercadinho, bem como o setor das Quatro Bocas, e das Avenidas Dorgival Pinheiro de Sousa e Getúlio Vargas”, disse.
Ele prevê que, após a regulamentação, o trânsito nessas áreas deverá melhorar de forma considerável, bem como para os comerciantes que disporão de horário especial para executar operações de carga e descarga de mercadorias nas vias urbanas de Imperatriz.
“Outro fato que observamos é que esses caminhões transitando a qualquer momento em operações de carga e descarga provocam alguns transtornos, como, por exemplo, a quebra de semáforos e de fios elétricos devido ao transporte nesse horário de pico”, observou o secretário que também sugeriu a criação de um corredor específico para circulação de caminhões e carreatas na área comercial de Imperatriz. (Ascom)