No último dia 07 de janeiro índios da aldeia Ximborendá da Terra Indígena Alto Turiaçu foram vítimas de violência atribuída a um grupo que fazia extração ilegal de madeira dentro da terra indígena.
Depois de terem sido informados da presença de um caminhão madeireiro dentro da Terra Indígena Alto Turiaçu, nas proximidades da Aldeia Ximborendá, um grupo de oito indígenas foi até o local, onde foram recebidos com tiros e coronhadas. Dois índios foram atingidos pelos disparos, um nas costas e o outro na perna.
Após tomar conhecimento do ocorrido, uma equipe da Coordenação Regional da Funai no Maranhão, com o apoio da Coordenação Geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Diretoria de Proteção Territorial da Funai , deslocou-se até a região para checar a situação de violência contra os Kaapor e prestar auxílio às vítimas na realização de Ocorrência Policial e Exames de Corpo de Delito. A ação também teve a finalidade de afirmar ao povo que o Estado está ciente do ocorrido e se fará presente para garantir a integridade física dos indígenas evitando novas formas de violência.
Um ofício apresentando a certidão de Ocorrência registrada na Polícia Civil e os laudos dos exames foi encaminhado ao DPF e à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão pedindo apoio aos Kaapor.
Publicado em Política na Edição Nº 14908
Comentários