Já em funcionamento desde o dia 30 de dezembro do ano passado, a Suzano Papel e Celulose inaugura sua fábrica em Imperatriz no próximo dia 20. A data ainda não foi divulgada pela empresa, mas autoridades como o prefeito Sebastião Madeira, a governadora Roseana Sarney e a presidente Dilma Rousseff já foram convidadas. Se confirmado, será a primeira vez que a presidente da República virá a Imperatriz.
O investimento industrial foi de US$ 2,3 bilhões e vai gerar uma produção de 1,5 milhão de toneladas anuais de celulose de eucalipto. O suprimento de madeira virá de plantios próprios, do Programa Vale Florestar e de parcerias com produtores locais.
A fábrica possui uma planta industrial que é referência em tecnologia e conta com duas secadoras e dois fornos de cal, que permitem maior flexibilidade e estabilidade operacional. É uma das mais modernas do mundo e sua produção atenderá, prioritariamente, aos mercados europeu e norte-americano. Toda a celulose da nova fábrica já conta com a certificação FSC (Forest Stewardship Council®), sendo que o investimento florestal atingiu a cifra de US$ 575 milhões.
Empresa já fez primeiro embarque para os EUA
A Suzano Papel e Celulose realizou na segunda quinzena de fevereiro a primeira exportação de celulose produzida na nova fábrica. O destino, conforme previsto inicialmente, foram os Estados Unidos. A companhia não informou, contudo, o volume exportado, mas sabe-se que foram utilizados 227 vagões. O insumo utilizado na produção de papéis foi embarcado a partir do porto de Itaqui.
A Suzano decidiu não divulgar informações complementares sobre a primeira exportação de celulose produzida em Imperatriz, o que deve acontecer após a apresentação das demonstrações financeiras, previsto para a próxima sexta-feira, 14.
Antes de realizar a primeira operação de venda externa da celulose produzida no Maranhão, a Suzano já havia destinado produção local para a formação de estoques, além de atender ao mercado interno.
Sobre a Suzano
Papel e Celulose
A Suzano Papel e Celulose (Bovespa: SUZB5, OTC: SUZBY e Latibex) é uma empresa de base florestal e uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. Controlada pela Suzano Holding e parte do Grupo Suzano, investe no setor de papel e celulose há 90 anos, com operações globais em aproximadamente 60 países. Atualmente, possui seis unidades industriais: Suzano, Rio Verde, Limeira e Embu, no interior do Estado de São Paulo, Mucuri, na Bahia, e Imperatriz, no Maranhão. Sua capacidade de produção é de 4,7 milhões de toneladas de papel e celulose por ano. (Com informações Celulose OnLine)
Publicado em Política na Edição Nº 14950
Comentários