"Quando assumi a Prefeitura em 2009, a cidade estava afundada em buracos, dívidas e a economia estava reprimida. Hoje Imperatriz tem vida, esperança e energia", essa foi a declaração do prefeito Sebastião Madeira ao fazer um balanço de sua gestão durante reunião com trabalhadores do setor de telecomunicações na manhã dessa quarta-feira, 29.
De acordo com o prefeito, os gestores anteriores sucatearam o governo municipal com dívidas monstruosas. "Só no INSS a Prefeitura devia 106 milhões de reais, fora a dívida de asfalto com a Petrobras de 15 milhões e outras mais".
Além de quitar as dívidas, Madeira precisou vencer o desafio de resgatar a economia combatendo o desemprego, que, segundo ele, foi o maior de todos. "Além de honrar os compromissos financeiros, vencer a desesperança do povo foi uma batalha, porque as pessoas estavam desacreditadas", afirma.
A solução, atrair novos investimentos. O primeiro deles foi a fábrica da Suzano, que gera hoje mais de cinco mil vagas de trabalho direto. "Todos sabem que a Suzano estava destinada para outra cidade do Maranhão e nós fizemos de tudo para que a fábrica se instalasse aqui. E com a vinda da Suzano o número de empregados pode se estender até 10 mil. Novas indústrias também estão chegando, isso atraiu supermercados, um novo shopping, que também vai empregar 1500 pessoas. Com isso, todos os setores da economia foram beneficiados porque as pessoas passaram a ter oportunidade de trabalhar".
O prefeito acrescentou que, para trazer novos investimentos, foi preciso investir na infraestrutura da cidade. "Para convencer os investidores de que Imperatriz era o melhor lugar, tive que arrumar a sala de visita de nossa casa. Foi preciso organizar a coleta de lixo, recuperar ruas e avenidas de grande fluxo, melhorar a iluminação, sinalização e principalmente os índices de educação e saúde", destaca.
Para garantir recursos, o prefeito foi longe. Madeira buscou apoio nos Governos Federal e Estadual. "Ninguém consegue organizar uma cidade do porte de Imperatriz só com os recursos da arrecadação municipal, por isso fui buscar com a presidenta e com a governadora o que a cidade tem direito. Buscar recursos junto ao Governo do Estado é minha obrigação como prefeito", finaliza. (Assessoria)