Illya Nathasje
Embora considerando as melhorias já efetuadas no Aeroporto Renato Moreira, o prefeito Sebastião Madeira afirmou nesse final de semana que a cidade poderá ter, e merece, um aeroporto melhor. A afirmação foi feita depois que o gestor se reuniu com a superintendente do Banco do Brasil em Imperatriz, Priscila Requejo, ocasião em que tomou conhecimento de que R$ 270,5 milhões acabam de ser liberados pelo Governo Federal e já estão disponíveis na instituição bancária para melhorias aeroportuárias em dez cidades do Maranhão.
Lançado pela presidente Dilma Rousseff, o Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, contempla no Maranhão, além de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas (cujo aeroporto está interditado), Governador Nunes Freire, Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Caxias, Barra do Corda, Carolina, Balsas e São João dos Patos - nessas cidades onde já existem pista de pouso e decolagem, devem ser construídos terminais de passageiros.
Os recursos, que são oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), serão destinados a projetos que visem promover a melhoria, o reaparelhamento, a reforma e a expansão da infraestrutura aeroportuária, tanto em instalações físicas quanto em equipamentos. Os investimentos incluirão, também, a reforma e construção de pistas, melhorias em terminais de passageiros, ampliação de pátios, revitalização de sinalizações e de pavimentos.
Durante o lançamento, o ministro Gastão Vieira faz um alerta, em especial para os municípios maranhenses que entraram no plano de expansão da rede aeroportuária do país. “Para ter acesso aos recursos para a construção de pistas de pouso, os prefeitos dos municípios incluídos no plano terão de apresentar um projeto executivo. Se não o fizerem, não terão como pleitear os recursos”. O valor anunciado corresponde à primeira fase do programa, que é um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. Gastão destacou que o objetivo principal do programa é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 km de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares.
Durante a reunião na superintendência do BB, da qual participaram também engenheiros do BB e outros funcionários, chamou a atenção do prefeito Madeira a relevância que assume o município para consolidar a liberação dos recursos. “Temos que pensar grande. Imperatriz pode pleitear um valor significativo para ampliar o Aeroporto Prefeito Renato Moreira de maneira que nos próximos 20, 30 anos ele ofereça conforto e praticidade em seu funcionamento”. Na oportunidade, Madeira destacou ao presidente da Associação Comercial, Euclides Viêra, a necessidade do engajamento da entidade classista para buscar otimizar com outros parceiros a reivindicação. - O objetivo inicial é criar uma comissão de líderes, ir ao presidente da Infraero, formalizar um projeto executivo de grande monta, bem sucedido, ter um grande aeroporto, ampliando a consolidação de Imperatriz como líder regional, inclusive na aviação.
Comentários