Gil Carvalho
A construção de um novo cais do porto deverá melhorar o embarque e desembarque de mercadorias, passageiros e banhistas que diariamente utilizam de forma precária o local, no setor Beira-rio, em Imperatriz.
A proposta de reeditar a indicação é do vice-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, vereador Esmeradhson de Pinho (PSDB). Ele pretende sensibilizar o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, e o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB).
“Estou reforçando esse pedido, pois o governo estadual reconhece a importância econômica, administrativa e política de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, além do grande benefício que essa obra proporcionará à comunidade que depende desse cais para o escoamento de mercadorias para diversas cidades dos estados do Tocantins e Pará”, justifica ele.
Pinho observa que a solicitação baseia-se ainda em respeito à história de Imperatriz, fundada por Frei Manoel Procópio, que chegou de barco ao município pelo rio Tocantins. Ele diz que, sem condições adequadas, pescadores, comerciantes, turistas e usuários do transporte aquaviário reclamam das condições adequadas para atracar embarcações.
Ele sugere ainda ao governo estadual que, em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, promova a urbanização do cais do porto, transformando-o em área de turismo, visando melhorar o aspecto urbanístico do setor da Beira-rio. “A primeira versão da Beira-rio foi idealizada pelo ex-governador José de Ribamar Fiquene (in memória) e, agora, imagine um moderno cais do porto que oferecerá segurança aos banhistas e usuários”, frisa.
Esmeradhson de Pinho reitera que o município não dispõe de recursos financeiros para custear a construção de um novo cais do porto, sendo necessária a parceria dos governos estadual e federal. “O anúncio dessa obra seria um dos grandes presentes do Governo do Estado para Imperatriz, no dia 16 de julho, data em que a cidade completa 163 anos”, finalizou.
Comentários