Raimundo Primeiro
Na Semana da Mulher, Imperatriz perde Hilda Rocha Cortez, pioneira no campo da política.
Primeira vereadora do município, Hilda Cortez assumiu a vereança no dia 31 de janeiro de 1955.
Doente há algum tempo, Hilda Cortez faleceu na noite desta quarta-feira (11/03).
Filha de Guilherme e Maria Cortez, Hilda Cortez nasceu em maio de 1933. Casada com Pio Lima, que faleceu no ano passado, deixa seis filhos.
O corpo de Hilda Cortez está sendo velado na Igreja Santa Teresa d’Ávila, sendo que o enterro acontece nesta sexta-feira, pela manhã, no Cemitério Campo da Saudade.
Projeto do vereador José Carlos Soares Barros (Patriota), presidente da Câmara Municipal, criou em 2015 a Comenda “Hilda Rocha Cortez”, que homenageia mulheres que são destaques em Imperatriz, por ocaisão das comemorações pela passagem do Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
Em nota, a Câmara Municipal ressaltou a importância da presença de Hilda Cortez no Parlamento, abrindo fronteiras.
Por sua vez, o vereador José Carlos Soares Barros afirmou: “naqueles tempos, Hilda Cortez soube mostrar que a mulher também teria espaço na política”.
Já o empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, comentou: “uma perda irreparável, meus sentimentos aos familiares e amigos”.
Segundo Francisco Almeida, o legado deixado por Hilda Cortez não será esquecido, tendo em vista o interesse da mulher em participar cada vez mais da política.
Comentários