Raimundo Primeiro
Positivos. É como foram considerados os resultados do primeiro encontro do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) em Imperatriz, na noite de sexta-feira, 20, sob a coordenação do secretário de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), Simplício Araújo.
A reunião com os representantes de diversas instituições dos setores produtivos locais aconteceu no Palácio do Comércio e Indústria e foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tendo sido iniciada às 19h30, com o PCI recebendo significativo número de industriais e empresários, além de parceiros, caso do Sebrae-MA, Sindicato das Indústrias de Móveis (Sindimir), Sindicato dos Atacadistas (Sindicoma), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Sindicato da Indústria de Panificação (Sinpancimp), Subseção de Imperatriz da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), Associação dos Lojistas do Calçadão (ALC), Sindicato da Indústria de Confecção, entre outros.
Durante o evento, foi destacada a importância de Imperatriz no Conselho Empresarial do Maranhão, recentemente instalado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), a fim de que o processo de desenvolvimento do Município possa contar com a efetiva participação do empresariado da cidade.
O secretário Simplício Zuza informou que a sua presença na cidade, discutindo e ouvindo as demandas dos setores produtivos locais, objetivava mostrar como o governo do Estado deseja formatar o Cema. “Não estamos aqui impondo, nós não vamos impor o Conselho Empresarial, estamos discutindo juntos à sociedade, pois queremos um órgão que funcione, buscando alcançar os objetivos traçados”, frisou, acrescentando que os empresários são a força do empreendedorismo maranhense. “O governador [Flávio Dino] quer praticidade, pois o Maranhão tem pressa, é preciso fazer ajustes em várias áreas, inclusive na empresarial, portanto a importância de reuniões como esta”, disse, durante entrevista.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), também participou do encontro dos empresários com o secretário Simplício Araújo e falou sobre a força do empreendedorismo imperatrizense, com muitas pessoas sonhando em montar o seu próprio negócio, citando o exemplo do empresário Clinewton Dias, da Sorveteria 2 Irmãos, hoje uma das maiores em nível de Estado. “A empresa ressurgiu das cinzas, após um incêndio, crescendo ainda mais”, lembrou o gestor.
O empresário Francisco da Silva Almeida, presidente da CDL Imperatriz, reputou o acontecimento como de fundamental para o fortalecimento da economia maranhense, pois busca meios para, em conjunto, trabalhar na solução dos problemas que emperram o desenvolvimento do Estado. “Importante que os setores produtivos discutam com o governo melhorias”, observou, afirmando que o governador Flávio Dino tem demonstrado querer cumprir com as propostas de trabalho apresentadas durante a sua campanha eleitoral.
Almeida Silva aproveitou para lembrar que o Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão é o quarto maior do Nordeste, no que diz respeito ao setor das indústrias, tendo em vista que pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 15,6% das riquezas maranhenses é originária da área industrial.
Por sua vez, o empresário Jairo Almeida da Silva, presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), considerou o encontro com o titular da Seinc como um passo importante na consolidação de ações almejadas pelos industriais e empresariais da cidade. No final da reunião, Jairo Almeida entregou para o secretário Simplício Araújo pauta de reivindicações da ACII.
Comentários