Willian Marinho

O ex-prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves, começa a dar sinais de que não pretende aposentar a chuteira na política. Nos últimos dias do prazo de filiações, mexeu no tabuleiro visando fortalecer o seu grupo e, desta forma, levar o PSDB a apoiar o comunista Flávio Dino na sucessão estadual. Ildemar tem revelado a pessoas mais próximas que seu grupo vai disputar a eleição com candidatos a deputado federal e a estadual e ele mesmo pretende trabalhar para ser o companheiro de chapa do comunista.
Nas alterações dos Gonçalves, o deputado federal Hélio Santos, que tinha deixado o PSDB, partido pelo qual foi eleito, e se filiado ao PSD, agora retornou ao ninho tucano na tentativa de fortalecer a ala do partido que pretende apoiar Flávio Dino em 2014.
O PSDB vive uma divisão interna entre os que querem votar em Dino e os que querem, como o prefeito Madeira, votar em Luís Fernando. O ex-prefeito traz de volta seu pupilo deputado para dar início às articulações internas. Ildemar já trabalha nos bastidores para ser o vice na chapa de Flávio Dino, o que é dado como certo pelo deputado Hélio Santos, que por sua vez volta para consolidar o plano de se reeleger.
Também faz parte da estratégia que está sendo montada por Ildemar a eleição do outro sobrinho, Elson Santos, para deputado estadual. Derrotado na eleição municipal, Elson espera se eleger para a Assembleia e, desta forma, brigar pela prefeitura em 2016.
No entanto, tudo não passa de hipótese. Ildemar ainda não sabe se terá condições de ser candidato por causa das suas contas ainda em análise por parte do TCE. E ainda pode ser que o próprio Ildemar venha a ser o candidato a deputado federal e Hélio Santos a estadual, assunto ainda em primeiro plano na família Gonçalves. Desta forma, Elson Santos, cujo sonho maior é ser prefeito do município, permaneceria sem mandato.