Jonilson Almeida Viana, presidente do Rotary Imperatriz, com o vice-presidente, Atenágoras Reis Batista “Promover a integração e o companheirismo por meio de participação nos diversos eventos”

Raimundo Primeiro

Um dia histórico para a humanidade. A sexta-feira, 23 de fevereiro, amanhece diferente: homens e mulheres, nas distintas regiões do Planeta Terra, comemoram os 113 anos do Rotary Club Internacional, instituição da pluralidade, que nasceu com o inarredável propósito de provocar mudanças positivas e duradouras nas cidades onde seus integrantes residem. A ação é no sentido de mudar o mundo.
“Há 113 anos, os quatro associados do primeiro Rotary Club da história realizaram sua primeira reunião. Embora não exista nenhuma ata desse encontro, é improvável que algum deles tenha falado sobre voluntariado ou em servir à comunidade”, diz Ian Riseley, presidente do Rotary Internacional, em mensagem aos rotarianos.
A propósito, Ian Riseley destaca que, “levou mais alguns anos até que esses assuntos começassem a ser considerados pelos rotarianos de então”. Segundo ele, o Rotary conecta todos de uma forma que Paul Harris, seu fundador, nunca poderia ter sonhado naquela longínqua noite de fevereiro. “Não só podemos ir a qualquer lugar do mundo onde exista um Rotary Club e nos sentirmos em casa como também podemos fazer a diferença neste mundo”, reforça.

O QUE É
O Rotary é uma rede mundial de lideranças das mais diferentes áreas, atuando com a finalidade de mudar o mundo. Mudar o mundo para melhor, transformando pessoas. Há 113 anos fazendo a diferença.
Em Imperatriz, existem dois Rotary Clubs – O Imperatriz e o Entroncamento, realizando projetos e ações que estão fazendo a grande diferença, principalmente entre crianças e as pessoas mais necessitadas da comunidade.
O Rotary Club Imperatriz é presidido pelo advogado Jonilson Viana, filho do empreendedor João Viana, um dos fundadores do Rotary na cidade. Portanto, um clube, uma cidade, muitas histórias, muitos desafios, mas, sobretudo, muitas conquistas. Todas visando o bem-estar da população. Rotary é dar de si sem pensar em si, eis o lema do Rotary Internacional.

No mundo
Número de clubes: 35.597; total de rotarianos: 1.218.167 (sendo 266.056 mulheres); países e regiões onde o Rotary está presente: 217; número de distritos rotários: 545; Rotaract Clubs: 10.864 (em 184 países, reunindo um total de 249.872 rotaractianos); Interact Clubs: 22.438 (em 161 países, reunindo um total de 516.074 interactianos); Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário: 9.845 (em 99 países, reunindo um total de 196.900 voluntários não rotarianos).

NO BRASIL

Número de clubs: 2.381; total de rotarianos: 53.814 (sendo 13.897 mulheres); número de distritos rotários: 38; Rotaract Clubs: 760 (reunindo um total de 17.480 rotaractianos); Interact Clubs: 1.004 (reunindo um total de 23.092 interactianos); Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário: 391 (reunindo um total de 7.820 voluntários não rotarianos). (Os dados são do Escritório do Rotary International no Brasil relativos a janeiro de 2018)
As metas dos Rotary Clubs em Imperatriz para 2018 já estão definidas e a palavra de ordem é arrojo.