O biólogo Marcos Miranda é o novo gerente executivo regional do Ibama, em Imperatriz. Ele assumiu no início deste mês e pretende, apesar das dificuldades, desempenhar suas funções dentro do que determina a superintendência estadual do órgão. Marcos Miranda, que é filho do ex-deputado estadual Leo Franklin, ao ser indagado sobre o desafio de assumir o comando do Ibama neste momento em que se defende um trabalho maior na defesa do meio ambiente, em especial na questão da preservação dos rios e afluentes, considerou como um desafio, que esperar traduzir em ações positivas para a questão do meio ambiente.
“A realidade do Ibama hoje é de defasagem de pessoal, temos apenas três fiscais efetivos e dois administrativos, além de pessoal terceirizado. Precisamos de concurso público para suprir estas necessidades e atuar nesta érea, que é enorme!”, frisou.
Suas metas são definidas pelo Ministério, ou seja, atua contra o desmatamento, o abuso na exploração das queimadas, na proibição da pesca agora no período da piracema e contribuir com os movimentos que visam restabelecer a mata, como foi o da semana passada, quando o movimento pelo rio Tocantins plantou centenas de mudas.
“Estamos atentos a todos estes movimentos, assim como em trabalhos educacionais nas escolas e na prevenção, como fiscalizar a pesca predatória nos rios desta região, agora que é o período da piracema”.
Na área burocrática da regional, Marcos Miranda acrescentou que nestes primeiros dias vem se dedicando a encaminhamento dos processos sobre os mais diversos pedidos e que estavam parados, realizando vistorias, como em pedidos de áreas de compensação ambiental, que precisa ser agilizado “e isso estamos fazendo”, comentou.
Conhecedor dos problemas do meio ambiente e da questão do rio Tocantins e seus afluentes, por ser filho de Imperatriz, Marcos Miranda tem participado de encontros para discutir o envolvimento da sociedade nesta questão. Não só em Imperatriz, mas em cidades da região, como em Estreito, sobre os efeitos da Hidrelétrica do Estreito, e ainda na cidade de Balsas, quando em companhia do deputado Adriano Sarney participou de mesa redonda sobre a degradação do rio Balsas. “Também participei, ao lado do secretário nacional dos Recursos Hídricos, Jair Tanos, de audiência que discutiu a criação da bacia dos rios Tocantins e Araguaia e que foi bastante produtiva. A próxima audiência será realizada em Imperatriz, anunciou.
Ele finalizou se colocando à disposição da sociedade para debater soluções para amenizar os efeitos provocados no meio ambiente, com o desmatamento, estiagem e falta de preservação nos afluentes do rio Tocantins.
Comentários