Raimundo Primeiro
Nesta sexta-feira (23), às 18h30, na Câmara Municipal de Imperatriz, o Diretório do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) realiza Plenária Regional de Filiação Partidária. Em entrevista exclusiva a O PROGRESSO, Chico Brasil falou sobre sua ida para as hostes da legenda e seu projeto político.
No município, o PHS é presidido pelo advogado Antônio Torres. Na ocasião, a legenda receberá várias fichas de filiação e confirmará o nome do empresário Francisco da Silva Almeida, mais conhecido por Chico Brasil, como pré-candidato ao cargo de prefeito de Imperatriz no pleito de 2016.
O PHS tem um histórico de lutas. Sucedeu o Partido da Solidariedade Nacional (PSN), criado na década de 1960. Sua aprovação, entretanto, ocorreu em 31 de maio de 2000, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebendo o número 31.
Da plenária de hoje, participam Eduardo Marcado, presidente nacional; Luiz França, secretário-geral nacional; deputado estadual Carlinhos Florêncio, presidente, e Jorge Arturo, secretário-geral do PHS no Maranhão. Um evento aguardado com grandes expectativas em consequência das medidas que serão anunciadas pelos humanistas e solidários aqui em Imperatriz.
Convite – O convite para Chico Brasil ser pré-candidato à sucessão do prefeito Sebastião Madeira (PSDB) foi feito face à sua experiência no âmbito da política, participando de diversas campanhas eleitorais em Imperatriz e em municípios da região tocantina, conseguindo eleger vereadores, prefeitos e deputados. “O PHS tem dentro de seu planejamento o propósito de apresentar, nos maiores municípios, candidatos aos poderes Executivo e Legislativo. Portanto, sinto-me habilitado para concorrer ao cargo de prefeito de Imperatriz. Por isso, filiei-me ao PHS, com a meta de ser pré-candidato à Prefeitura Municipal”, diz Chico Brasil.
Em consequência da relevância de Imperatriz nos cenários político e econômico maranhense, a pré-candidatura de Chico Brasil já conta com “o apoio de diversas autoridades e lideranças”. O empresário ressalta que será necessário discutir a consolidação da mesma com todas as células da população, ou seja, no Centro, nos bairros, com os adultos, os idosos, os jovens, as mulheres e os estudantes. “Todos os integrantes da nossa comunidade serão convidados para discutirem conosco um planejamento para a nossa cidade. Com base nisso é que assinaremos nossa ficha no PHS, além de lançarmos nossa candidatura com o aval de todas as pessoas que nos conhecem, com as bases do partido no município, no Estado e, também, em Brasília, a capital federal. Esse é o principal objetivo da nossa plenária na sexta-feira”.
Projeto – Ao falar sobre como pretende trabalhar no sentido de consolidar o projeto que visa levá-lo ao cargo de prefeito de Imperatriz, Chico Brasil destaca que, no campo administrativo, existem duas ferramentas fundamentais: uma, a política econômica privada; a outra, a política partidária. Só que as coisas que acontecem na política econômica privada são decididas na política partidária. Com efetiva participação nas duas, o empresário diz-se preparado para comandar o município numa eventual vitória ao Palácio Renato Moreira.
“Não teremos dificuldades para discutirmos um planejamento que possa ter um diferencial, como, por exemplo, a necessidade de dividir Imperatriz em pelo menos cinco subprefeituras. Hoje, as grandes empresas funcionam com suas lojas lá nos bairros, atendendo à população. A Prefeitura Municipal é a maior empresa, o maior CNPJ dessa cidade. No entanto, ela precisa de subprefeituras nos bairros macros, mas, também, secretários com autonomia, que possam tomar decisões. Imperatriz não suporta mais uma administração amadora, pontual; precisa, sim, de uma administração profissional, planejada, com uma logística que possa, ao mesmo tempo, atender todos os bairros. A nossa cidade não pode ficar centralizada, com apenas uma pessoa governando”, observa.
Comentários