Vereador Hamilton Miranda quer maior participação do jovem na eleição

Carlos Gaby/Assimp

O vereador Hamilton Miranda (PP), líder do Governo na Câmara Municipal, lançou a ideia de uma campanha conjunta envolvendo o Poder Legislativo Municipal, a Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral, partidos políticos e a imprensa para incentivar e buscar o alistamento eleitoral e o voto consciente dos eleitores de 16 a 18 anos incompletos no Município de Imperatriz.
“Queremos buscar antes de tudo a conscientização desse jovem eleitor sobre a importância do voto e a importância de aumentarmos nosso colégio eleitoral”, esclareceu o vereador.
Hamilton Miranda disse também que é importante a conscientização dos eleitores que moram em Imperatriz e votam em outros municípios. “Muitas vezes esses eleitores moram aqui, mas votam em outros municípios, porque lá têm algum amigo ou parente que é candidato. Imperatriz, que tem 270 mil habitantes, não pode ter somente 150 e poucos mil eleitores, a diferença é muito grande”.
Segundo o vereador, se houver o empenho da classe política, da justiça eleitoral e dos órgãos de comunicação e mídia eletrônica, a campanha pode resultar num aumento significativo do número de eleitores e maior participação do jovem na política.
Jovem Eleitor - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nessa segunda-feira (06), a Semana Nacional do Jovem Eleitor, que busca incentivar o alistamento e o voto consciente dos eleitores de 16 a 18 anos incompletos. A campanha segue até o dia 10 de novembro.
Para este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou a campanha #PartiuMudar, construída a partir do conceito “vem ser mais um para fazer a diferença”.
Baseada na pesquisa de percepção do jovem realizada pelo TSE – em que os ouvidos relataram que não se sentiam parte do processo eleitoral, nem teriam sido convidados a participar dele –, a campanha publicitária trouxe exemplos reais do cotidiano ao mostrar que um minuto, um dia, uma hora ou um gol fazem toda a diferença no conjunto.
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de Minas Gerais e Ceará, por exemplo, aderiram à campanha com eventos e atividades em escolas, como palestras e debates, e o cadastramento eleitoral, com biometria, de jovens eleitores.