Secretários Luciene Figueiredo e Francisco Sales com o prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, e representantes da Fenae

Com o objetivo de conhecer as ações do Plano ‘Mais IDH’ e de propor parceria com o Governo do Estado, os secretários-adjuntos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Luciene Figueiredo e Francisco Sales, receberam, na manhã dessa quinta-feira (24), o prefeito de Belágua, Adalberto Rodrigues, e representantes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Na reunião, as representantes da Fenae tiveram a oportunidade de conhecer as ações da SAF em Belágua, no âmbito do Plano ‘Mais IDH’, como o projeto Sistema Integrado de Tecnologias Sociais (Sistecs), que visa dar condições de produção para os agricultores em situação de pobreza e elevar a segurança alimentar e nutricional dessas famílias.
Para a secretária-adjunta de Extrativismo da SAF, Luciene Figueiredo, a Fenae está propondo um trabalho educativo em Belágua e que a SAF vai trabalhar para que essa parceria se concretize. “O governo Flávio Dino tem o Plano ‘Mais IDH’ e executa ações em Belágua para tirar o município da pobreza; a SAF trabalha com dois projetos em Belágua, que são o Sistecs e o biblioteca rural Arca das Letras, que é um projeto Mais Educação no Campo; então, a Fenae só vem a contribuir com o desenvolvimento do município,” disse Luciene.
O projeto ‘Mais Educação no Campo’ tem como objetivo promover o acesso à leitura às populações de comunidades rurais dos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, proporcionando a redução dos índices de exclusão social e pobreza no campo.
Belágua é um dos 30 municípios do Mais IDH que será beneficiado com 100 Sistecs, uma tecnologia de baixo custo que consiste na produção integrada de alimentos de origens vegetal e animal, como horticultura, piscicultura, apicultura, meliponicultura e criação de pequenos animais.
O prefeito de Belágua destacou a importância dos projetos do Governo e o interesse da Fenae em prestar assistência social no município. “Todos os programas que estão indo para o município vemos como positivo para melhorar nossos indicadores. A gente agradece o Governo e a Fenae por estarem interessadas em levar ações conjuntas para melhorar a vida da população belaguense”, contou.
De acordo com a diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Fenae, Natascha Brayner, em julho, a instituição visitou o município para realizar diagnóstico sobre a situação em que se encontra, e uma parceria com o Governo do Estado vai unir as ações do Plano e da Federação em prol do desenvolvimento de Belágua.
“A gente não quer fazer uma ação assistencialista, queremos ações estruturantes; viemos entender os projetos que o Governo tem para Belágua, para que a gente possa contribuir com eles e somar forças,” ressaltou Brayner.
Fenae - A Fenae é uma instituição que atua há 44 anos no país em questões de responsabilidade social. Os 26 estados e mais o Distrito Federal possuem as associações da Fenae.
Desde 2005 a instituição trabalha com o projeto Movimento Solidário, que começou com um piloto em Caraúbas, no Piauí, com o objetivo de transformar o município por meio dos objetivos da ONU, que na época eram os Objetivos do Milênio. Hoje, os objetivos da ONU se baseiam no desenvolvimento sustentável.