O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou nesta quarta-feira (08), no Auditório do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz, o I Encontro Regional de Agricultura Familiar, com o tema "Sustentabilidade da Agricultura Familiar no Maranhão".

Além da SAF, o encontro reuniu representantes de outras secretarias e órgãos do governo estadual, tais como: AGERP, AGED, EMBRAPA; instituições como IFMA e UEMA; entidades como a FETAEMA, SEBRAE, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações, INFRAERO, SINDLEITE, agentes financeiros, pequenos produtores e trabalhadores rurais, secretários de agricultura de 23 municípios da região e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, e do secretário adjunto de Estado da Agricultura e Pecuária e Regularização Fundiária - SAGRIMA Edjailson Gomes, além do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), entre outras autoridades do município.
Depois de uma rápida saudação da mesa por parte das autoridades e dos organizadores do evento, aconteceram palestras sobre Bovinocultura de leite com foco na Agricultura Familiar, com o técnico do Sebrae Júnior Rosseto, e Os desafios da Agricultura Familiar no Maranhão, com o secretário Adelmo Soares.
Por volta das 10h houve a formação da Mesa Temática com toda a cadeia da Agricultura Familiar, onde o próprio secretário Adelmo Soares, o presidente  da Agerp, Fortunato Macedo, entre outros representantes dos órgãos do governo e entidades,  responderam a diversos questionamentos dos participantes do encontro.
"Foi um encontro positivo, com a presença de secretários municipais, sindicalistas e outros representantes de movimentos sociais, em que debatemos e levaremos daqui muitas propostas que junto com a intenção do governador Flávio Dino, que é transformar o Maranhão também com o homem do campo, a partir da produção", disse Adelmo Soares.
Durante o encontro Adelmo Soares fez questão de convidar os participantes do encontro para dois eventos importantes ainda este ano, que segundo ele vão alavancar ainda mais o projeto de governo da Agricultura familiar no Maranhão, a  Feira de agricultura familiar e agrotecnologia,  em outubro, em Açailândia, e o Seminário sobre Comercialização, que será realizado nos  dias 23 e 24 em São Luís. 
"Apenas três municípios desse território participam das compras institucionais (PAA), então nós queremos ampliar, fazer com que o maior número de municípios do estado estejam inseridos. Então este seminário que vai acontecer em São Luís será muito importante para mostrar os caminhos nesse sentido", acredita o secretário Adelmo Soares.