O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Articulação e Coordenação Política com os municípios, prepara para o próximo dia 29 a realização do Seminário Regional de Lideranças, marcado para as 8 horas no auditório do Palácio do Comércio, em Imperatriz. A informação foi dada pelo titular do órgão, Hildo Rocha, que coordena estes encontros regionais. O secretarioadjunto João Macedo mantém desde o começo desta semana visitas e contatos com gestores, secretários, vereadores, contadores e lideranças dos municípios objetivando a presença no seminário.
Macedo revelou que a receptividade em torno do seminário junto as autoridades dos 34 municípios da regional Imperatriz, está sendo positiva o que deverá lotar o Palácio do Comércio. “Estive em municípios, entregando pessoalmente os convites e falando sobre os objetivos do seminário e pude constatar que os prefeitos e seus auxiliares esperam com expectativa, a participação afim de obterem informações importantes quanto as competências municipais e do de fazer diagnóstico da situação em cada município”.
A programação do Seminário Regional de Lideranças de Imperatriz, terá palestra com o tema: Competências Municipais e a Realidade Financeira; Prestação de Contas e Convênios. No encerramento, o tema: Diagnóstico Municipal, neste caso, com oficinas técnicas. “É um dia de extrema importância para os gestores ou pessoas envolvidas com as atividades públicas. Observamos muitos prefeitos sendo responsabilizados por prestações de contas indevidas e com erros e com o seminário, pretendemos informar todos os detalhes”, disse Hildo Rocha.
João Macedo acrescentou que o seminário será aberto para toda a sociedade. “Não será restrito apenas a prefeitos ou contadores, mas a advogados, estudantes, servidores públicos que queiram habilitar-se nestas funções públicas”.
Os resultados obtidos nos Seminários Regionais de Lideranças serão apresentados, em agosto, num encontro a ser realizado em São Luís, com a presença da governadora Roseana Sarney. Realizados pelo Governo do Estado, esses seminários são espaço nos quais se ouve autoridades municipais e a sociedade, levantando subsídios para o planejamento de políticas públicas.
Nos seis seminários já realizados, representantes de 124 municípios apresentaram suas demandas e encaminharam sugestões ao governo.
Os seminários estão sob a coordenação da Secretaria de Estado de Assuntos Políticos e executados em parceria com a Casa Civil, Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
De acordo com o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, o Maranhão vive uma nova e promissora realidade. “A sociedade e as lideranças políticas do Maranhão entenderam a grandeza da proposta. Em algumas regiões, como a de São João dos Patos, por exemplo, todos os prefeitos da região compareceram ao evento demonstrando comprometimento e maturidade política”, destacou.
A opinião de Hildo Rocha é compartilhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva. “Os Seminários Regionais de Lideranças representam um novo modo de administrar. O governo se aproxima da população, ouve os representantes da sociedade e com base nas demandas apresentadas elabora planos mais realistas, racionaliza custos, estabelece metas e dessa forma, consegue obter os resultados que o povo espera” frisou o secretário-chefe da Casa Civil. (William Marinho)
Publicado em Política na Edição Nº 14159
Comentários