Em reconhecimento à cidade de Imperatriz como polo de desenvolvimento econômico, educacional e cultural do Maranhão, o Governo do Estado lançou no município, na noite de quinta-feira (2), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA), maior evento de divulgação científica do país. Este é o primeiro ano em que a semana, que acontece de 17 a 23 de outubro, será realizada fora da capital maranhense.
A cerimônia de lançamento foi coordenada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, e contou com as participações do prefeito Sebastião Madeira, reitores, professores, pesquisadores, estudantes, empresários, lideranças comunitárias e representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O lançamento da semana é o momento em que o Governo do Estado convida todos a participarem do evento inscrevendo atividades como palestras, apresentação de pôsteres, oficinais, minicursos, workshop, mostras de experimentos, exposição de produtos e protótipos, entre outras, bem com a se inscreverem nestas atividades. As atividades serão realizadas na “Cidade da Ciência”, um grande espaço que será montado pelo Governo do Estado, em Imperatriz, no período da SNCT/MA, para mostrar o que está sendo produzindo na área da ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. “Imperatriz será a Capital da Ciência do Maranhão. A realização da semana no município é uma determinação do governador Flávio Dino”, disse o secretário Jhonatan Almada durante seu pronunciamento.
A realização da SNCT em Imperatriz, segundo o prefeito Sebastião Madeira, representa muito para o município. “Estamos muito satisfeitos por Imperatriz receber esse grande evento que mostra que a cidade começa a se transformar também em polo de grandes eventos. Um agradecimento especial ao governador Flávio Dino por trazer o evento para a cidade. A Semana de Ciência e Tecnologia será um estímulo e um empurrão a mais para que Imperatriz se firme nesta área”, destacou o prefeito.
O diretor do Departamento de Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, que durante o evento ministrou palestra com o tema “A Importância da Popularização da Ciência”, falou que a SNCT/MA é um belo exemplo do que o ministério entende do que deve ser a semana. “A semana foi criada em 2004 para aproximar a população em geral da ciência e da tecnologia, para mostrar sua relação com a sociedade. A ciência só existe por causa da sociedade. A ciência existe para servir a sociedade. Foi pautado nesta certeza que criamos a semana, para fazer com que a população se aproprie da ciência e tecnologia”, disse Douglas.
Este ano a semana tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil?”. O objetivo é discutir qual o papel da ciência nas melhorias e na qualidade da alimentação do brasileiro. O principal foco da 13ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia será a qualidade dos alimentos. Os debates acontecerão em torno de questões como qual o valor do alimento e se ele chega ao consumidor com qualidade suficiente para ser consumido.
Comentários