Procedimentos Policiais Eletrônicos já em funcionamento na Delegacia Estadual do Meio Ambiente

Os Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), serviço idealizado pelo Governo Federal e que integra a plataforma do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), será instalado em todas as Delegacias de Polícia do Maranhão. A ferramenta faz parte de um termo de adesão assinado no dia 16 de dezembro pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, desenvolvido por meio de parceria com o Ministério da Justiça. Na oportunidade, foram acertados alguns alinhamentos sobre o sistema.

Com o sistema, é possível fazer um registro mais rápido e completo que os atuais procedimentos. Durante o cadastro dos possíveis envolvidos, seja autor, vítima ou testemunha, é possível consultar se eles possuem mandado de prisão. A iniciativa conta com ferramentas inovadoras, proporcionando celeridade e modernização no trabalho executado pela Polícia Civil. O sistema permite aos gestores identificarem, de maneira exata, dados relativos a crimes, como local, horário e dia da semana em que aconteceram, a partir dos registros no sistema, proporcionando um direcionamento eficaz das políticas de segurança pública.
Atualmente, cada estado brasileiro possui seu sistema de registros, que muitas vezes não são padronizados, dificultando a integração das informações. Outro grande problema que as Polícias Civis de todo o país enfrentam é o alto custo dos sistemas informatizados utilizados para os registros. O Maranhão será o segundo estado a implantar esse sistema eletrônico. Roraima foi pioneiro em usar o PPE, tendo, atualmente, todas as suas delegacias incluídas no sistema. Recentemente Sergipe, também, começou a implantar gradativamente o mesmo programa.
No Maranhão, o sistema foi inaugurado no final de dezembro na Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema). O propósito é implantar o sistema em todas as delegacias maranhenses o mais breve possível, por isso, gradativamente, o PPE será inserido nas cidades e delegacias consideradas estratégicas.