A mobilidade urbana é uma das questões mais debatidas na atualidade no Brasil. É também um dos grandes desafios do Governo do Maranhão, que tem trabalhado o tema levando em conta o crescimento das cidades e a necessidade de se criar alternativas que melhorem, a partir de boas práticas, o ambiente urbano e a qualidade de vida da população. Um dos campos de amplo debate são as Conferências das Cidades, que enfocam também o desenvolvimento, a gestão e a habitação.
Com o tema “Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana Já!”, os eventos têm coordenação da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). No âmbito municipal, as conferências tiveram início em 1º de maio e prosseguirão até 1º de julho com edições em 193 municípios de todas as regiões do Maranhão, incluindo São Roberto, Vitória do Mearim, Tasso Fragoso, São Francisco do Brejão, Serrano, Pirapemas, São Benedito do Rio Preto, Tufilândia e outros.
“O Governo do Estado apostou na realização da conferência como um canal de diálogo e de articulação com a sociedade civil organizada no que diz respeito ao desenvolvimento urbano e ele está dando condições necessárias para a discussão”, declarou o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secid, Frederico Burnett.
De acordo com Burnett, o trabalho coordenado pelo Governo tem produzido bons resultados. Um deles é o significativo aumento no número de participantes. O secretário adjunto observou que em 2010 participaram da Conferência Estadual somente 70 municípios enquanto que, este ano, todos os 217 estarão representados no evento.
“Desde fevereiro o Governo tem trabalhado para realização do evento, mostrando para os prefeitos a importância de realizar as conferências municipais e de eleger os delegados de cada município para participarem da estadual, afinal eles conhecem de perto a realidade da região”, afirmou Frederico Burnett.
A 5ª Conferência Estadual das Cidades será realizada nos dias 22, 23 e 24 de agosto, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O objetivo é reunir propostas para o setor. A expectativa é que o evento reúna aproximadamente 830 representantes, tanto do poder público como da sociedade civil organizada, dos 217 municípios. No evento, serão eleitos os novos Conselheiros Estaduais das Cidades para o triênio março de 2014-março de 2017.