O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, e a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, entregaram 96 unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), construídas nos povoados Centro do Agostinho e Alto Alegre, na zona rural do município. O evento fez parte da programação alusiva ao aniversário da cidade, que completou 61 anos de emancipação política.
A solenidade teve a participação dos adjuntos da Secid, Artur Bouéres (Habitação) e Silvano Neto (Desenvolvimento Urbano); do deputado estadual Neto Evangelista, vereadores, secretários municipais, prefeitos e lideranças da região.
Hildo Rocha falou dos bons resultados que o Maranhão vem obtendo no setor habitacional e ressaltou a importância das parcerias para que as metas do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS-MA) sejam alcançadas. O Plano prevê que, em 10 anos (2013 a 2023), o déficit deverá ser reduzido em até 60%.
“Esse é um desafio que só será superado com a união de forças. É preciso que haja empenho de todos. Por determinação da governadora Roseana Sarney, a Secretaria das Cidades colocou uma equipe à disposição das prefeituras para que os gestores possam agilizar o processo de elaboração, aprovação dos projetos, captação de recursos e construção dos imóveis. Os resultados podem ser vistos em todo o Maranhão. Em Lago da Pedra temos mais um bom exemplo. Isso confirma a eficácia das parcerias institucionais, pois são ações como estas que mudam a vida das pessoas”, destacou Hildo Rocha.
Credibilidade
A prefeita Maura Jorge disse que, por meio das parcerias firmadas com o Governo do Estado e a União, a população de Lago da Pedra está tendo acesso aos direitos que estão assegurados na Constituição Federal. “É assim que se transforma a vida das pessoas. Hoje, na área da habitação o Maranhão está diferente, está melhor e vai melhorar cada vez mais”, afirmou a prefeita.
O deputado estadual Neto Evangelista também destacou a importância das parcerias e da união de esforços para a obtenção de resultados. “Se não houver um esforço, uma vontade política, um desejo de realizar os benefícios nunca chegam. Os recursos estão disponíveis, mas se não tiver o empenho dos gestores, a união da classe política, o interesse das lideranças, esses benefícios jamais chegariam às pessoas que tanto precisam. O papel dos gestores públicos é lutar para mudar, para transformar a vida”, destacou Evangelista.
Francisco de Jesus Mesquita, presidente do Clube de Mães Maria Imaculada, do povoado Alto Alegre, agradeceu pela oportunidade de contribuir para a realização do sonho da comunidade. “Somos gratos por essa conquista. Muitos só sabem criticar e não sabem agradecer. Nossa gratidão é justa porque o maior sonho de uma pessoa é possuir sua casa própria. Sonho que agora temos a felicidade de comemorar graças ao esforço de muitos que se uniram para mudar a nossa realidade”, declarou Mesquita, líder da comunidade beneficiada com 48 casas.
Comentários