Comitiva maranhense participa da 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins

Representando o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão prestigiou, nessa quinta-feira (7), a 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que aconteceu no Centro Agrotecnológico de Palmas. O Maranhão participa, pela primeira vez, da Agrotins com um estande da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), apresentando os planos de investimento do Porto do Itaqui e as vantagens do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
O governo do Estado marca presença no evento em um momento estratégico, uma vez que o estado do Tocantins, junto ao Maranhão, Piauí e Bahia, integra o circuito MATOPIBA, a nova fronteira agrícola do centro norte do Brasil. “O Porto do Itaqui será o grande portal de escoamento das produções das nossas regiões, muito em breve. O governo Flávio Dino vem se preparando integralmente para prestar todos os serviços de que nosso Porto é capaz e está de portas abertas para nos aliançarmos, cada vez mais, em termos de economia e de aprendizagem”, destacou o vice-governador Carlos Brandão.
Primeiro porto público do Brasil em operação nas regiões Norte e Nordeste, o Porto do Itaqui deve se manter nos próximos anos como um dos portos brasileiros com maior capacidade instalada para armazenagem e exportação de soja, milho e farelo, fomentando o desenvolvimento do Maranhão e dos estados vizinhos por meio da criação de alternativa eficiente de logística.
O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago, esteve em Palmas com parte de sua equipe técnica para participar do evento e apresentar o planejamento de ações estratégicas de interesse dos dois estados, como a criação de uma agência federal voltada para o desenvolvimento da Matopiba e o funcionamento do Tegram. “Estamos aqui também para reafirmar que o Porto do Itaqui é também o Porto do estado do Tocantins”, afirmou Ted Lago.
Na comitiva maranhense também estavam o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Márcio Honaiser e o diretor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Fortunato Macedo.
A Agrotins, que neste ano chega à sua 15ª edição, é reconhecida nacionalmente como evento técnico da maior relevância na divulgação das atividades de pesquisa, adaptação, validação, bem como da geração de negócios referentes ao setor produtivo. O evento ocupa uma área de 60 hectares onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para estandes, auditório, entre outros espaços. Neste ano o objetivo do evento é apresentar as novidades para aperfeiçoamento da produção e apoiar o produtor a atuar dentro dos princípios da agricultura sustentável. A feira será encerrada neste sábado, dia 9.