O Governo do Maranhão está montando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos de isolamento em toda a rede estadual de saúde, incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais macrorregionais e regionais, para tratar os casos graves que necessitem de internação por conta do coronavírus (Covid-19). O Maranhão não possui casos confirmados da doença, mas acompanha atualmente 72 casos suspeitos.
Os leitos estão sendo montados como forma de se antecipar a um possível surto de Covid-19 no estado. Na última terça-feira (16), os diretores das unidades de saúde repassaram ao governador Flávio Dino a lista de leitos de isolamento e de UTI que podem ser reservados para tratamento da virose.
"Não há pânico, mas há alerta. Não podemos ficar inertes, estamos com ações bastante claras visando a prevenção e a ampliação de leitos. A rede do estado possui cerca de 500 leitos de UTI e estamos, nesse momento, ampliando a oferta de leitos no que se refere a internação, como também leitos de UTI para os casos mais graves", garantiu o governador Flávio Dino.
O governador também lembra que, de acordo com a experiência internacional, apenas os casos muito graves de coronavírus devem chegar à UTI. "A literatura internacional registra que aproximadamente apenas 5% dos casos é que demandam leitos de UTI. Estamos agindo de acordo com essa casuística internacional e brasileira, para garantir a vigilância e a assistência", assegurou. (Secap)
Comentários