Com a assinatura do memorando, Maranhão e Singapura viabilizam a troca de conhecimento na área de desenvolvimento econômico

Em cerimônia realizada na manhã dessa sexta-feira (17), no Palácio dos Leões, foi assinado o Memorando de Entendimento entre o Governo do Maranhão e a Singapore Cooperation Enterprise (SCE), organismo governamental de Singapura especializado em planejamento e desenvolvimento econômico. O documento foi assinado pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo diretor da SCE, Evan Cheah. Como testemunhas, assinaram o documento o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e o vice-presidente da IE Singapore (IES), Satvinder Singh.

A comitiva de Singapura é formada ainda pelo vice-diretor da SCE, Daniel Seah, e pela equipe da IE Singapore (IES): a diretora Sufei Lin; o gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios, Eduardo Vargas, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios, Joel Julius. Também participaram do evento secretários de estado do Governo do Maranhão e representantes de empresas da comunidade portuária.
O Memorando de Entendimento representa a intenção de atuar de forma conjunta para definir as diretrizes gerais voltadas ao desenvolvimento das relações entre o Maranhão e o Governo de Singapura com o intuito de viabilizar a troca de conhecimento na área de desenvolvimento econômico.
Para o vice-presidente da IE Singapore, Satvinder Singh, esta é também uma oportunidade de colaborar para o crescimento do Brasil. “Estamos aqui para nos envolvermos, nos comprometermos em longo prazo. Nossa missão é trabalhar para que o Maranhão e o Brasil apresentem melhores índices de desenvolvimento, capazes de fornecer mais emprego e estímulo econômico para todos que desejem investir neste território”, disse.
Ele também agradeceu ao apoio dado pelo Governo do Estado, através do vice-governador e do presidente da Emap, durante o decorrer das negociações. “Foram o nosso vínculo, o nosso guia, desde o primeiro contato. Desta forma, nos sentimos confortáveis e confiantes em tocar em frente este projeto”, afirmou.
O vice-presidente da IE Singapore teve a sua fala complementada pelo vice-governador Carlos Brandão, ao destacar o planejamento como algo essencial para que acordos como este obtenham sucesso. “Singapura é exemplo de planejamento para o mundo. Este memorando simboliza um desafio que precisamos vencer em pouco tempo; por isso, não podemos errar na escolha dos parceiros”, declarou.
A consultoria do Governo de Singapura prevê assistência na área de desenvolvimento econômico por meio de planejamento estratégico portuário, considerando toda a área de influência do Porto do Itaqui, incluindo desenvolvimento de infraestrutura e suporte operacional. Também está prevista a promoção de intercâmbios entre jovens de Singapura e do Maranhão, incluindo universitários, professores, técnicos, profissionais, empresários e funcionários públicos e também rodadas de negócios entre empresas.