Secretário Clayton Noleto e o prefeito Sebastião Madeira vistoriam início da obra

O governo do estado iniciou nessa terça-feira (07) a obra de pavimentação da MA-386, que liga as cidades de Imperatriz e Cidelândia, na região Tocantina, beneficiando 35 mil pessoas de vinte e cinco comunidades rurais. Abandonada pela gestão anterior, a rodovia é uma das principais vias de escoamento da produção agrícola da região e dá acesso à fábrica da Suzano Celulose.

Serão 47 quilômetros de pavimentação completa da rodovia e mais 11 quilômetros de recuperação nos poucos trechos que foram asfaltados. Além disso, haverá o melhoramento de 100 quilômetros de estradas vicinais que ligam as comunidades à Estrada do Arroz. A previsão de término é para dezembro deste ano.
Atendendo a um pedido da própria comunidade, as obras serão retomadas a partir do povoado Olho d’Água dos Martins. “Esse é um momento importante para as comunidades ao longo da Estrada do Arroz. Essa foi uma luta permanente. Um sonho que dura décadas. Mas agora a estrada vai ser feita”, comemorou a presidente do Fórum de Defesa das Comunidades da Estrada do Arroz, Maria de Lourdes Silva. “Estamos muito felizes e agradecemos ao governador Flávio Dino por fazer cumprir esse compromisso de trazer o desenvolvimento para nossas famílias”, agradeceu.
De acordo com o secretário de estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, foram feitas diversas readequações no projeto para que a obra pudesse ter mais qualidade e durabilidade. “Fizemos uma reavaliação do projeto, inclusive com redimensionamento do pavimento, da largura das vias e construção de pontes”, explicou.
Ele disse ainda que agora está sendo reparada uma dívida histórica do Estado para com as centenas de famílias de produtores rurais da região. “Quem conhece a região Tocantina sabe que esta é uma luta histórica dessas comunidades, que jamais perderam a esperança de ver o asfalto chegar em suas portas, trazendo mais qualidade de vida e mais desenvolvimento para nossa gente”, enfatizou.

Comunidades ansiosas com retomada das obras

A esperança de ver o sonho se realizar começou com o processo de instalação da indústria de papel e celulose no povoado Bacaba. A empresa precisou asfaltar o trecho da Estrada do Arroz que liga a sede do município de Imperatriz à entrada da Suzano para facilitar o trajeto de veículos com funcionários e matéria prima.
O asfalto parou ali mesmo. Mais tarde, ou no início do ano passado, o Governo do Estado anunciou a pavimentação asfáltica de toda a extensão da estrada que liga vários povoados, entre eles Olho D’Água dos Martins, São Félix, Coquelândia e Petrolina, os maiores ligados diretamente pela Estrada do Arroz, que também possibilita indiretamente o acesso a povoados como as vilas Conceição I e II.
Após o anúncio feito pelo Governo do Estado, as obras foram iniciadas, mas logo paralisadas. “A gente sabe que entre Petrolina e Coquelândia foi feita alguma coisa, mas no meio, entre Olho D’Água e São Félix, ficou um trabalho feito com as máquinas que serviu para diminuir a buraqueira. Durante toda a semana um caminhão pipa passa várias vezes por dia jogando água para acabar a poeira, isso quando não chove”, disse Francisco das Chagas, lavrador.
Na manhã de ontem, a atual gestão do Governo do Estado, por meio do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, anunciou a retomada das obras durante solenidade realizada na Praça do povoado Olho D’Água e novamente os moradores voltaram a ter a esperança de ver o asfalto sair do papel.
“A gente acredita, não é possível que agora essa obra não continue. Vai ser bem melhor, pois a gente precisa ir direto para Imperatriz resolver muita coisa e é o maior sacrifício toda vez, com buraco, lama, carro quebrando, ponte ruim. Agora, como estão dizendo, vai ficar bom”, diz o aposentado Raimundo Pinheiro. (Hemerson Pinto)