O Governo do Estado entregou, na manhã dessa segunda-feira (29), o ginásio poliesportivo para os mais de 600 alunos que fazem parte do Centro de Ensino Governador Archer, em Imperatriz. A escola é referência na inclusão de estudantes especiais e teve as melhorias anunciadas pelo próprio governador Flávio Dino, ano passado, em visita à cidade.
“Estamos alegres pelo Governo ter se empenhado e resolvido esse nosso problema. Muitas vezes ficamos sem aula de educação física por não ter um espaço e agora temos essa quadra”, disse o aluno João Vitor Brito.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, que representou o governador na solenidade, destacou a importância do ginásio no processo de ensino. “As práticas esportivas e culturais são fundamentais no processo educacional, são complementares e importantes até para a saúde do aluno. É motivo de orgulho a entrega desse aparelho público. É motivo de orgulho para nós que acreditamos na mudança”.
Os mais de R$ 400 mil investidos na construção do ginásio irão proporcionar aos estudantes e professores mais segurança durante as aulas e para os pais mais tranquilidade, já que os filhos não precisarão mais sair do colégio durante a prática de esportes. “As aulas eram feitas na escola Graça Aranha e na Praça Mané Garrincha, com a insatisfação dos pais, que temiam pela segurança dos filhos. Desse modo, com recursos financeiros conseguidos por meio de eventos na escola, cimentamos um espaço. Era tudo muito improvisado”, conta a diretora do Centro de Ensino, Diana Barreto.
Ela destaca, ainda, a rapidez na execução das obras. “Em janeiro o governador Flávio Dino visitou a escola e, quatro meses depois, os serviços começaram. Agora, as atividades físicas e culturais serão realizadas nesse belo espaço. Os esportes são importantes fatores de nivelamento de grupos sociais diversos, pois a camaradagem esportiva é incompatível com qualquer tipo de preconceito”, acrescentou.
Referência - Governador Archer é a primeira escola estadual de Imperatriz referência no ensino inclusivo e a construção do ginásio é um sonho antigo da comunidade escolar, pois além do desenvolvimento da prática esportiva e cultural, serve para o desenvolvimento de ações pedagógicas. “Conseguimos resolver uma demanda histórica. Muitas gerações já passaram por aqui e não tiveram a oportunidade de ter um espaço como esse para as atividades físicas e culturais, que são tão importantes para o desenvolvimento físico e psíquico dos estudantes”, defendeu a coordenadora regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula.
Comentários