O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), apresentou, nessa sexta-feira (6), os avanços conquistados na área da segurança alimentar, no Maranhão, no 13º Encontro Nacional da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), realizada por meio de videoconferência transmitida simultaneamente a todos os estados brasileiros.
O 13º Encontro das Caisans Estaduais teve como objetivo fazer um balanço geral das ações na área da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), com a participação de gestores de todos estados brasileiros. A Caisan, presidida no Maranhão pelo secretário do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista,tem como finalidade promover a articulação e a integração dos órgãos da administração pública relacionados à érea de SAN. A diretora nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Patrícia Gentil, coordenou os trabalhos.
Ações da Sedes - No balanço apresentado durante o encontro foram apontadas as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, que impulsionaram a ampliação dos equipamentos de segurança alimentar no Estado.
Entre os projetos desenvolvidos com essa finalidade, destacaram-se o aumento de mais de 40% da quantidade de refeições servidas nos Restaurantes Populares, que passou de seis para 11 unidades no estado; o início do serviço de jantar na rede; o projeto de implantação de 30 cozinhas comunitárias nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); além da entrega de kits de modernização das Centrais de Abastecimento da Agricultura Familiar para 26 municípios maranhenses, entre outras ações de fortalecimento do setor, visando consolidar o direito humano à alimentação, no Estado.
"Além dessas ações, destacamos também a importância que teve a Conferência Estadual de Segurança Alimentar realizada, no ano passado, por considerarmos o evento um vetor impulsionador imprescindível à adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Hoje, já estamos com 38 municípios que solicitaram adesão", frisou a secretária adjunta de Segurança Alimentar da Sedes, Lourvídea Caldas, que também ressaltou que o Governo do Maranhão já encaminhou o novo Plano de Trabalho ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sendo este aprovado para utilização dos recursos disponíveis à área.
Na reunião, cada participante teve a oportunidade de expor sobre os avanços, projeções e desafios enfrentados na execução das ações em seus estados. Participaram da reunião 28 gestores, entre integrantes da Sedes, das secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Educação (Seduc); Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
Comentários