O Governo do Maranhão realizou na sexta-feira (27) uma reunião com representantes das categorias de trabalhadores da saúde. Os secretários de Estado Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos) e Marcos Pacheco (Saúde) explicaram o novo modelo de gestão que está sendo promovido na área da saúde e ouviram os pleitos dos trabalhadores. A reunião foi realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, no Centro.
O secretário Marcos Pacheco informou que será implantado um modelo de contratação a partir de seletivo público com aplicação de provas. "A nossa proposta é acabar com o partidarismo e fazer saúde com responsabilidade. Queremos ter certeza de que todos, sem restrição, tenham qualificação para cuidar dos nossos pacientes, visto que essa é a nossa principal causa: a garantia da qualidade do serviço público de saúde em nosso estado", disse.
Dentro desse processo de reestruturação, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) assumirá, gradativamente, a gestão das unidades de saúde da rede estadual em substituição ao processo de terceirização. "Estamos em processo de transição até chegarmos ao modelo que consideramos ideal", ressaltou Marcos Pacheco.
O secretário de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, destacou a importância da reunião com os trabalhadores, onde foram esclarecidas várias dúvidas, e ressaltou que o governo Flávio Dino tem uma gestão participativa e popular, dialogando com os diversos setores da sociedade.
"A postura desse governo continuará sendo a de tentar uma solução conjunta, sabendo que as políticas públicas estão em expansão e que juntos será possível a reconstrução significativa de toda rede estadual de saúde", declarou.
Diante do compromisso e do diálogo estabelecido com os representantes do Governo do Maranhão, a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (Sindsaúde-MA), Dulce Sarmento, considerou a reunião positiva e esclarecedora.
"Não esperávamos outra postura desse governo e do secretário de Saúde que, de fato, tem se esforçado para cuidar dessa pasta com compromisso e transparência", disse.
Repasse de pagamentos
Durante a reunião, os secretários reafirmaram o compromisso com os trabalhadores do Instituto Cidadania e Natureza (ICN). O valor de pagamento dos médicos já foi repassado ao ICN e, por isso, a quantia encontra-se atualmente bloqueada por ordem judicial. A Secretaria de Saúde já solicitou o desbloqueio da verba a fim de que esses valores sejam repassados aos trabalhadores.
Comentários