A pavimentação da MA-386, a Estrada do Arroz, chegou ao encontro das pontes Cinzeiro I e II, no povoado Esperantina I. A estrada liga as cidades de Imperatriz e Cidelândia, na região tocantina, e é uma das principais vias de escoamento da produção agrícola. Mais de 35 mil pessoas de 25 comunidades rurais serão beneficiadas com o investimento do Governo do Estado.
São 47 quilômetros de asfalto, 11 quilômetros de recuperação e mais a construção de nove pontes, com previsão de término para março. Cerca de 80% da obra está pronta, restando praticamente somente os trechos que interligam as pontes e o término da construção das passagens de concreto, sobre os rios Angical, Olho D'aguinha, Bom Jesus e Domingão. As do Cinzeiro I e II, Pequizeiro e São Feliz foram concluídas.
Há quase 40 anos a população sofria com as condições da rodovia. Para o encarregado de transportes Antônio Gonçalves, a chegada do asfalto já mudou a realidade de muita gente. "Sempre ouvi os moradores falarem que essa estrada pavimentada é a realização de um sonho. Ando frequentemente por aqui e posso dizer que as condições mudaram da água para o vinho".
A comerciante Eunice dos Santos conta que agora está mais fácil até para manter seu negócio. "Compro minhas coisas rapidinho na cidade. É uma facilidade danada. Antes, nós andávamos praticamente empurrando os carros, por causa da lama. Era um atoleiro só no inverno", afirmou.
Para garantir a qualidade dos serviços, o projeto elaborado pela gestão anterior foi readequado. Após a avaliação, a equipe da Secretaria de Estado da Infraestrutura indicou diversas mudanças no projeto, entre as quais o redimensionamento da terraplanagem e da largura da estrada, que passou de sete para até treze metros em alguns trechos, como nas zonas urbanas dos povoados.
Com o objetivo de completar o pacote de serviços, no ano passado, foram melhorados 72 km de vicinais, interligando várias comunidades à rodovia estadual. Além disso, estão sendo recuperados os acessos do Centro de Imperatriz e da BR-010 à Estrada do Arroz.
Comentários