O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, anunciou publicamente, em Imperatriz, o início do processo de implantação do sistema de videomonitoramento na cidade. O anúncio foi feito durante o aniversário do município, no qual o secretário representou a governadora Roseana Sarney (PMDB) e participou, entre outras, da solenidade de entrega de casas populares, construídas pelo Governo Federal, com recursos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Na oportunidade, o secretário também fez a entrega de um caminhão tanque, com capacidade de 5.000 litros, ao Corpo de Bombeiros, fruto de doação da empresa Suzano Celulose à corporação.
A implantação do sistema atende à solicitação feita pelo deputado Léo Cunha (PSC), em outubro do ano passado, e que já havia sido confirmada pelo secretário em março deste ano, durante a reunião que manteve com o parlamentar em São Luís.
O deputado acredita que, com a implantação do sistema, a população contará com mais tranquilidade. Ao todo, o sistema contará com 50 câmeras instaladas nas principais ruas e outras três a serem fixadas na entrada e saída de Imperatriz, que contarão com um software especial, desenvolvido para identificação de placas veiculares.
Para o parlamentar, essa conquista será uma grande aliada para que a Polícia Militar se antecipe às ocorrências, através do monitoramento das imagens, e para que a Polícia Civil possa elucidar vários crimes.
"Agradeço ao governo do Estado, pois nesse momento em que nossa cidade vem sendo cenário de vários crimes, a implantação desse sistema é uma resposta importante à população para que possamos ter mais segurança", disse.
Quando fez a indicação, Léo Cunha defendeu que o combate à violência na cidade precisa contar com mecanismos eficazes. Ele também justificou que em São Luís, onde o sistema já funciona desde setembro do ano passado, já apresentava vários resultados positivos, tanto na identificação de criminosos quanto na prevenção da criminalidade.
Mas o parlamentar justifica que, assim como Imperatriz, outras cidades da região Tocantina também devem ser contempladas com o sistema e nessa perspectiva ele já solicitou a instalação das câmeras em Açailândia, Porto Franco e Estreito.
"A instalação das câmeras de segurança em outras cidades da região irá facilitar ainda mais o trabalho das polícias, pois muitas vezes os criminosos acabam migrando para as cidades vizinhas e ali continuam a praticar vários crimes", explicou.
Para que a implantação do sistema nesses municípios seja uma realidade, o parlamentar assegura que lutará com o mesmo empenho que garantiu o videomonitoramento em Imperatriz.