Fiscais agropecuários comemoram aprovação ao lado de Claudio Azevedo e Fernando Lima

São Luís - Deve ser encaminhado na próxima semana para a Assembleia Legislativa do Maranhão o texto aprovado pelo Comitê de Política Salarial do Governo do Estado que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para profissionais que realizam atividades agropecuárias no estado do Maranhão. A medida deve beneficiar diretamente 318 servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, a aprovação do PCCR dos fiscais agropecuários da Aged-MA é mais uma prova de que o Governo do Estado está comprometido com o desenvolvimento do setor produtivo do Maranhão.
“É um reconhecimento do governo aos profissionais que cuidam da defesa animal e vegetal no Maranhão; e é extremamente significativo que tenha acontecido em um momento que o estado vive a expectativa de ter sua classificação sanitária elevada para zona livre de febre aftosa. Isso porque a implantação do Plano foi uma das exigências resultantes da auditoria realizada pelo Ministério [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] para reconhecimento do estado como zona livre”, ressaltou o secretário.
Cláudio Azevedo apresentou à diretoria do Sindicato dos Fiscais Agropecuários do Estado do Maranhão (SINFA) e aos servidores do órgão, os termos do plano, que serão submetidos à votação na Assembleia Legislativa.
A notícia da aprovação do PCCR pelo comitê salarial do Governo do Estado era esperada com expectativa pelos servidores, que já organizavam movimento grevista. O movimento foi desarticulado após negociações com a Sagrima. “O sindicato reconheceu o esforço da governadora Roseana Sarney, que foi sensível à causa e atendeu ao pleito, e ao secretário, que fez todas as intervenções possíveis para garantir a inclusão do plano no orçamento do governo do estado”, declarou o diretor geral da Aged-MA, Fernando Lima.

Conquista

Fernando Lima informou que o Maranhão deve ser o primeiro estado do Norte e Nordeste a aprovar um PCCR para fiscais agropecuários. “Será um dos maiores salários pagos a categoria no país”.
Dos 318 servidores beneficiados com a aprovação do PCCR, 134 são técnicos agrícolas que atuam como técnicos de fiscalização agropecuária, 31 são auxiliares de fiscalização agropecuária, 113 são veterinários que trabalham como fiscais de defesa animal e 40 são agrônomos que respondem pela fiscalização da defesa vegetal do estado. Todos trabalham distribuídos nas 18 regionais da AGED instaladas no estado, além dos escritórios presentes nos 217 municípios maranhenses.