Governador Flávio Dino em audiência com prefeito de Imperatriz, onde trataram de melhorias para o sistema de transporte na cidade

O governador Flávio Dino recebeu o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, nessa quarta-feira (24), no Palácio dos Leões, para anunciar que a cidade será a próxima a receber uma Linha Expressa Metropolitana. A nova alternativa vai ligar as cidades de Imperatriz e João Lisboa, segundo informou o presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Arthur Cabral.

A ação faz parte do processo de interiorização que a Agência vem implementando no Maranhão para atender às demandas do transporte coletivo, inicialmente, das maiores cidades do Estado. Arthur Cabral explicou que o Expresso Metropolitano ligará os municípios de Imperatriz e João Lisboa e percorrerá os 9 km da avenida Pedro Neiva de Santana. "Nós vamos também fazer uma sinalização eletrônica de tráfego e uma série de outras ações", ressaltou.
O objetivo da MOB é implantar, na Região Tocantina, uma Linha Expressa Metropolitana nos mesmos moldes da que foi instituída na Região Metropolitana da capital, com ônibus climatizados, assentos acolchoados e elevadores que garantem acessibilidade aos cadeirantes, além de uma rota com paradas fixas que assegurem agilidade no percurso.
O presidente da MOB também destacou que o Governo teve participação efetiva no processo de normalização do transporte escolar de Imperatriz. Depois de um imbróglio que durou cerca de quatro meses, os ônibus voltaram a operar de forma normal no município nas últimas semanas.
De acordo com Arthur Cabral, o Governo está tratando de alguns incentivos fiscais para o serviço público de passageiros. "Em São Luís, para não ter um aumento maior de tarifa na passagem, houve uma redução da alíquota de ICMS em cima do combustível para as empresas do transporte público. O objetivo é repetir essa iniciativa também em Imperatriz", informou.
O prefeito de Imperatriz destacou que a Linha Expressa Metropolitana que ligará o município a João Lisboa será importante para o transporte das duas cidades, que são vizinhas e possuem grande fluxo de passageiros. "Pedimos também ao governador Flávio Dino o incentivo fiscal para as empresas, com o objetivo de melhorar, cada vez mais, o transporte público da nossa cidade", enfatizou Madeira.