São Luís - Os deputados da base de apoio ao governo do Estado rebateram da tribuna da Assembleia, nessa quarta-feira (09), as críticas feitas pelo deputado Marcelo Tavares (PSB), líder da Oposição, que afirmou existir um caos no governo estadual e ser o governo de Roseana o pior da história do Maranhão. Os parlamentares governistas também defenderam com veemência a posição assumida pelo governo estadual em relação ao movimento paredista realizado pelos militares.
No entendimento do deputado Manoel Ribeiro (PTB), a intervenção dos deputados comandados pelo presidente Arnaldo Melo foi providencial. “Nós acabamos com uma greve que poderia ser uma tragédia. Evitamos que essa tragédia fosse realizada. Levamos a proposta ao governo do Estado que a aceitou. Não haverá retaliações porque não houve greve e não se configurou o crime previsto na Constituição”, explicou.
Para o deputado Raimundo Cutrim (PSD), a greve deflagrada pelos militares é resultado de um Sistema de Segurança ao qual faltam credibilidade, gestão e comando. “Então, hoje, nós estamos numa situação difícil. Ontem, graças a Deus, nós chegamos a um denominador comum, oposição e governo”, argumentou.
Por sua vez, o deputado Alexandre Almeida (PTdoB) afirmou que achou justa e muito habilidosa a forma como a Assembleia Legislativa e o governo do Estado conduziram o processo de negociação. “Colocar-se à disposição para dialogar é o mais adequado. O governo do Estado tem sempre assumido essa atitude em relação a todos os servidores, não só com a Polícia Militar. Os estudos do governo em relação à adoção de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários está em andamento. Há interesse do governo do Estado em melhorar os salários dos militares, dos servidores em geral, o que é justo”, esclareceu.
O deputado Stênio Rezende (PMDB), de pronto, se contrapôs ao deputado Marcelo Tavares, que afirmou ser o governo de Roseana o pior da história do Maranhão. “A governadora Roseana é a melhor governadora da história do Maranhão. Quem não conhece as estradas do Maranhão feitas por Roseana. É preciso olhar para o passado recente desse Estado e fazer uma melhor avaliação. A Roseana tem feito muito e o desejo dela é continuar fazendo cada vez mais”, defendeu.
Já o deputado Magno Bacelar (PV), ao fazer sua defesa do governo, afirmou que o Estado do Maranhão é bem programado, planejado e tem uma governadora com capacidade de gerenciar, que tem uma capacidade administrativa, que tem os pés no chão, que sabe aonde quer chegar, que tem experiência, que já governou. “Temos um governo que está fora desses escândalos nacionais que envolvem pessoas, amigos e aliados do deputado Marcelo Tavares”, argumentou.