Governadora Roseana e comitiva durante vistoria à obra da Avenida Quarto Centenário
Secretário Pedro Fernandes mostra à governadora detalhes da etapa atual da Avenida Quarto Centenário

São Luís - Encontram-se em ritmo acelerado as obras de construção da Via Expressa e da Avenida Quarto Centenário, em São Luís. Os serviços foram vistoriados pela governadora Roseana Sarney, nessa quinta-feira (31), acompanhada pelos secretários de Estado de Infraestrutura, Max Barros; de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes; de Programas Especiais, João Alberto de Sousa; de Turismo, Jura Filho; deputados federais Sarney Filho e Alberto Filho, além de deputados estaduais, prefeitos e outras autoridades.
“A primeira etapa da Via Expressa, iniciando na Avenida Carlos Cunha até chegar ao Cohafuma, será inaugurada como parte da festa dos 400 anos de São Luís”, afirmou a governadora Roseana Sarney. Ela revelou que a segunda etapa, que vai do Cohafuma até o Maranhão Novo, será entregue no final de dezembro. “Mas já estamos elaborando um projeto para que a Via Expressa seja prolongada até o bairro do Anil”, ressaltou.
“Essa é uma obra de grande impacto, importante para a população que vai ganhar mais conforto e segurança no trânsito, pois serão duas pistas somente para ônibus”, assinalou a governadora. No canteiro de obras do Cohafuma, onde está sendo construída uma das cinco pontes da Via Expressa, a governadora foi recebida com flores, bolo e ouviu o “Parabéns a você” antecipado pelo seu aniversário - festejado nesta sexta-feira (1º de junho).
O secretário de Infraestrutura, Max Barros, revelou que as obras da Via Expressa estão dentro do cronograma do governo estadual. Os dois quilômetros da Carlos Cunha até o Cohafuma estarão concluídos nas festividades dos 400 anos de São Luís.
“Nesse trecho teremos uma ponte e um viaduto. As demais pontes já estão sendo construídas com diversas frentes de trabalho para que todo o percurso seja concluído até o final do ano”, revelou.
Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, a obra beneficiará 300 mil habitantes. A nova avenida interligará os bairros Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que serão especialmente restauradas para a garantia de melhor fluxo de veículos. No total, terá cerca de 9 km de extensão, beneficiará mais de 20 bairros e deve atrair pelo menos 30% do total de veículos que hoje trafegam pela Jerônimo de Albuquerque, entre o Elevado da Cohama e o Elevado do Trabalhador.

Avenida Quarto
Centenário

Acompanhada do secretário Pedro Fernandes, a governadora vistoriou as obras da Avenida Quarto Centenário, margeando toda a área de intervenção do PAC Rio Anil (Camboa-Alemanha) com 3,8 km de extensão. A avenida tem duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia. A obra tem início na interseção com a Avenida Camboa e o final na interseção com a Avenida dos Franceses - há um trecho em aterro hidráulico e outro, de 1.090 metros, em elevado e pontes.
“É uma obra de infraestrutura, mas que tem grande importância social, pois aqui vivem mais de seis mil pessoas, que estão sendo beneficiadas com as obras do PAC, recebendo apartamentos e melhorias habitacionais”, revelou Roseana Sarney. As famílias que viviam nas áreas de mangue estão sendo cadastradas e transferidas para espaços residenciais.
Segundo o secretário Pedro Fernandes, são 2.720 famílias cadastradas para receber novos imóveis, 520 já receberam apartamentos, outras 1.104 serão estabelecidas na área do Sítio Piranhenga, área adquirida para uma nova etapa do PAC, além das obras de melhoria habitacional e da regularização fundiária de 15 mil moradias.
“A Avenida Quarto Centenário já está com mais de 60% das obras concluídas, a previsão é de concluir todo o trabalho até dezembro, mas estamos lutando para antecipar esse cronograma”, revelou o secretário. Ele informou que a previsão é de concluir todo o PAC Rio Anil até 2013.

Outras obras
nos 400 anos

Durante a vistoria, a governadora Roseana Sarney revelou que o governo está preparando um pacote de obras para serem entregues nas comemorações dos 400 anos de São Luís. Ela também anunciou a conclusão da reforma do Castelão. “Para marcar essa entrega, estamos trabalhando para trazer uma partida do Brasileirão, com o Santos ou o Flamengo”, disse a governadora.
Ela garantiu, ainda, que vai assinar a ordem de serviço para obras de urbanização do Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia. “O local deve se tornar mais um ponto turístico da cidade”, declarou Roseana Sarney.
O secretário Max Barros explicou que o Espigão já está cumprindo com o seu propósito, que é o de controlar a erosão e melhorar a navegação, agora a expectativa é de realizar um prolongamento para que o local fique aberto à visitação pública.
O local deve ganhar um deck de madeira, proteção das laterais, bancos, entre outros espaços paisagísticos. O projeto deve incluir a recuperação do forte e do Memorial Bandeira Tribuzi, que deve ser usado para exposições. (Claudia Martins)