São Luís - A governadora, Roseana Sarney, recebeu nessa sexta-feira (6) um grupo de empresários italianos que vieram conversar sobre o interesse de investir no Maranhão, que é visto por eles como um espaço de oportunidades. Os empresários foram trazidos ao estado pelo cônsul da Itália no Maranhão, Gianluca Maria Bella.
Antes da reunião com a governadora eles estiveram com os secretários de Estado, Mauricio Macedo (Indústria e Comércio) e Jurandir Filho (Turismo), além do subsecretário de Minas e Energia, Francisco Soares. No encontro, que também teve a presença do vice-governador, Washington Oliveira, foram apresentadas as potencialidades do estado e as oportunidades de investimento.
Roseana Sarney disse que o governo está à disposição dos empresários e garantiu a eles que é um bom negócio investir no Brasil e no Maranhão. Durante a reunião com secretários os empresários haviam destacado que o Brasil está se tornando uma grande potência no momento em que outros países passam por dificuldade financeira e que o Maranhão se destaca no crescimento dos estados.
Entre os estados da federação, o Maranhão se destaca por dispor de um dos melhores portfólios de investimentos privados. Os investimentos chegam a R$ 100 bilhões. O estado possui um conjunto de condições naturais, como localização geográfica privilegiada, vasta extensão de terras, água em abundância, sem falar na infraestrutura de portos, ferrovias, estradas, energia e outras.
O interesse dos empresários é, principalmente, nas áreas de infraestrutura e saneamento. A reunião é uma continuação de encontros realizados há alguns meses com a governadora e com o vice-governador, segundo informou o cônsul. “Nós estamos dando aqui continuidade a esta vontade de parcerias. A Itália tem intenção de desenvolver projetos de parceria em grandes áreas de obras públicas, de alta tecnologia. As empresas aqui representadas detêm o know how que dificilmente outras têm”, disse.O cônsul destacou que as empresas querem se instalar no Maranhão, para não somente desenvolver projetos, mas instalar-se no estado. “Elas querem instalar um vínculo duradouro no estado”, contou. Entre os projetos de interesse para implantação no Maranhão está o Eco-ônibus, veículos ecológicos que não poluem e que é a nova tendência na Europa e que começa a ser desenvolvida no Brasil. O secretário Mauricio Macedo observou que o Maranhão tem necessidades importantes de infraestrutura pública, construção civil, meio ambiente e outras áreas, que podem ser viabilizadas por meio de parcerias público-privadas.
Publicado em Política na Edição Nº 14447
Comentários